Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)

Sugestões e Dicas

O recrutamento de trabalhadores de outros países do Espaço Económico Europeu (EEE) pode permitir que as empresas contratem trabalhadores motivados e qualificados, nomeadamente quando existe escassez de mão‑de‑obra nacional em certos sectores específicos. Pode também contribuir para aumentar a capacidade de inovação e a competitividade das empresas.

Porém, procurar trabalhadores noutro país europeu poderá ser uma tarefa difícil para quem nunca o fez anteriormente. O que é necessário fazer? O que deve ser tido em conta? Quem pode prestar ajuda e apoio?  

As três listas de verificação que se seguem dão uma ideia do que é necessário fazer antes (investigação), durante (processo de recrutamento noutro país do EEE) e depois (processo de retenção) de recrutar pessoal no estrangeiro.

Listas de verificação

Se tem alguma pergunta a fazer sobre recrutamento no estrangeiro, clique no botão “Contactar um conselheiro EURES” para saber quem é o conselheiro EURES mais próximo.

Para o inspirar, transcrevemos seguidamente os comentários de alguns empregadores que foram beneficiados pela possibilidade de recrutamento no estrangeiro, quer com a assistência de Conselheiros EURES, quer em feiras de emprego organizadas pela EURES:

"Trabalhamos com a EURES desde 1996. Todos os anos, vários conselheiros em diferentes países ajudam-nos a recrutar cerca de 370 empregados sazonais. Os conselheiros EURES são sempre prestáveis e bem informados e sabem como posicionar a nossa empresa no seu país. Temos muita confiança na EURES e sentimo-nos privilegiados por trabalhar com esta rede."

Isabelle van Aarle, Directora-Geral, Cosmo Entertainment, Países Baixos

"Foi um grande prazer para a ‘MISCO Malta’ participar na Feira Europeia do Emprego, em Bruxelas. Foi a primeira vez que a ‘MISCO’ participou numa feira de emprego internacional e, visto que a experiência foi tão positiva, temos vontade de participar novamente no futuro. A EURES contribuiu para o sucesso desta feira de emprego e gostaríamos de agradecer a sua ajuda ao longo do evento."

Joanne Scerri, Executiva de Recursos Humanos, MISCO, Malta

"No ‘Climax’, gostamos de ter equipas internacionais para dar reposta aos nossos muitos clientes internacionais. Assim, a EURES presta o serviço perfeito ao nosso restaurante, e de uma forma eficiente e prestável. A nossa conselheira EURES local sabe exactamente o que pretendemos quando recrutamos funcionários e contacta-nos sempre rapidamente quando encontra um CV interessante."

Papangelis Polyhronis, Proprietário, Restaurante e Bar Climax, Grécia

Temos todo o gosto em receber as suas sugestões por euresatela [dot] europa [dot] eu (correio electrónico) sobre novos temas a adicionar à lista de controlo (endereço de correio electrónico: euresatela [dot] europa [dot] eu (eures[at]ela[dot]europa[dot]eu)).