Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia6 dezembro 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Casal eslovaco encontra oportunidade nos Países Baixos

Proporcionando acesso a estágios, aprendizagens e postos de trabalho a tempo inteiro em toda a Europa, a rede EURES ajuda os jovens a encontrar oportunidades. Depois de terem tido dificuldades em encontrar emprego através de agências em linha, Petra e Martin procuraram ajuda na rede EURES.

Young Slovakian couple find opportunity in the Netherlands
© Martin Zabojnik, 2019

«O meu namorado e eu adoramos viajar», explica Petra. «Em maio [de 2019], decidimos que queríamos ser “trabalhadores por conta própria” durante alguns anos. Queríamos viajar, ganhar dinheiro e gozar a vida. Começámos, então, a procurar trabalho sazonal nos países da UE.»

Durante a sua procura, Petra e o namorado, Martin, encontraram oportunidades oferecidas por várias agências, mas os encargos associados não lhes agradavam. Depois, chamou-lhes a atenção um emprego sazonal nos Países Baixos. «Não vi uma agência na oferta, apenas um contacto da Sra. Kubovičová da rede EURES na Eslováquia», explica Petra. «Era uma senhora muito simpática que nos explicou tudo. Enviámos os nossos CV e as informações necessárias.»

Zuzana Kubovičová é colaboradora da rede EURES desde 2006 e é responsável por intercâmbios de comunicação, cooperação e informação relacionados com os Países Baixos. «Coopero sobretudo com os empregadores neerlandeses e publico as suas ofertas de emprego no sítio Web da rede EURES na Eslováquia. «Também atualizo e traduzo informações sobre as condições de vida e de trabalho nos Países Baixos para os eslovacos e disponibilizo as mesmas aos candidatos a emprego.»

Após ter recebido a candidatura de Petra e Martin, Zuzana reencaminhou os seus CV diretamente para o empregador, otimista de que o casal teria uma grande probabilidade de conseguir o emprego. Pouco tempo depois, Petra recebeu uma resposta.

«Surpreendentemente, dois a três dias depois, fui contactada pelo gerente da Gebr. P&M Hermans», conta. O gerente ofereceu ao casal um emprego de colheita de flores durante aquela estação do ano, que tiveram todo o gosto em aceitar. Em junho, quando Petra terminou o seu quarto ano de escolaridade, partiram para Zuid-Holland, nos Países Baixos.

O gerente ofereceu-se para ir buscar Petra e Martin ao aeroporto à chegada, mas decidiram explorar o seu novo ambiente e irem sozinhos para o novo local de trabalho. Era entusiasmante, mas estavam também nervosos para descobrirem se a realidade dos seus novos empregos iria ao encontro das suas expectativas.

Felizmente, foi o que aconteceu e o casal teve sucesso juntamente com cerca de 20 outros trabalhadores. «O trabalho era duro, mas não era mau», recorda Petra. «Trabalhámos durante três meses no verão, ganhámos dinheiro, conhecemos muitas pessoas fantásticas e ganhámos experiência. Todos foram simpáticos e prestáveis e os proprietários eram preocupados e atenciosos com os seus trabalhadores.»

Petra e Martin permaneceram nos Países Baixos após o final da época e já têm planos para regressar no próximo verão. «A Sra. Kubovičová abriu-nos a porta para o mundo», afirma Petra entusiasmada. «Devemos-lhe um agradecimento e à rede EURES.»

«No final do verão, recebi uma mensagem de correio eletrónico a dizer que estavam muito felizes com o emprego e que iam utilizar novamente os serviços da rede EURES no futuro», explica Zuzana.

«Fico muito feliz quando recebo este tipo de feedback de um candidato a emprego», acrescenta. «Faz-me sentir que estou a ajudar verdadeiramente alguém e é sempre bom saber que contribuímos para melhorar um pouco a vida de uma pessoa.»

 

Ligações relacionadas:

sítio Web da rede EURES na Eslováquia

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um colaborador EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Histórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.