Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia27 setembro 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Trabalhar no turismo: quais são as vantagens para mim?

A Europa é o destino de férias mais popular do mundo, tendo recebido mais de 670 milhões de visitantes em 2017. A indústria do turismo dá emprego a 12 milhões de cidadãos da UE e oferece uma diversidade de oportunidades entusiasmantes de carreira a longo prazo para aqueles que pretendem pôr à prova a sua formação e as suas competências em contextos diferentes. De que estás à espera, então?

Working in tourism: What’s in it for me?
EURES

Porquê o turismo?

Trabalhar no turismo permite conhecer lugares exóticos ou de grande beleza, espaços de trabalho modernos e um ambiente dinâmico. Os empregados são muitas vezes jovens, trazendo uma energia e um sentido de diversão às equipas e aos locais de trabalho. Existem inúmeras hipóteses de crescimento pessoal e profissional - e de fazer a diferença. Com trabalho disponível numa base permanente, a tempo parcial e sazonal, há oportunidades que convêm a toda a gente.

O que é que os empregadores na área do turismo procuram quando recrutam?

De acordo com a investigação integrada no projeto Blueprint for sectoral cooperation on skills in tourism (Plano de ação para a cooperação setorial em matéria de competências no turismo) da Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas), o fator mais importante para os empregadores é a idade (21 %), e os candidatos mais solicitados são os que têm entre 25 e 35 anos de idade. Este é seguido de perto pelas competências e qualificações académicas relevantes (18 % cada), bem como pela flexibilidade e experiência profissional (16 %).

Quais são as competências mais importantes no setor do turismo?

A atitude hospitaleira figura no topo da lista de competências valorizadas pelos empregadores, a par da capacidade de compreender e melhorar as relações humanas, a comunicação interpessoal e as competências linguísticas. Estas são também as categorias que os candidatos a emprego consideram mais importantes, embora seja curioso notar que dão mais valor às competências linguísticas e à sensibilização multicultural do que os empregadores, e menos ao pensamento crítico.

Onde encontrar as melhores informações sobre empregos no setor do turismo?

Os portais de emprego, as redes pessoais e as redes sociais são as principais ferramentas que as empresas de turismo usam para encontrar novos colaboradores. Os sítios Web de empresas e os serviços de recrutadores profissionais são também amplamente utilizados. Certifica-te de que tiras partido destas ferramentas para maximizar as tuas hipóteses de encontrar um emprego.

Como adquirir as competências que os empregadores procuram?

Se pretenderes aperfeiçoar as tuas competências antes de abraçar uma carreira na indústria do turismo, existe uma série de programa da UE que podem ser úteis. Entre eles encontram-se a EURES, que tem uma secção específica para candidatos a emprego e oferece um grande número de funcionalidades, Your first EURES Job, que ajuda as pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos a encontrarem trabalho na UE, e o Erasmus+, que proporciona uma diversidade de oportunidades de formação e de participação em redes para os jovens.

Onde posso obter mais informações?

O sítio Web Jobs in Tourism contém muitas informações sobre o trabalho no setor do turismo. Parte integrante da campanha de comunicação Tourism, a world of opportunities (Turismo, um mundo de oportunidades) (desenvolvida no quadro do projeto «Plano de ação para a cooperação setorial em matéria de competências no turismo»), o sítio Web está concebido para promover a indústria do turismo, apoiar os candidatos a emprego que procuram começar uma carreira no turismo e apoiar empresas que procuram potenciais colaboradores.

Para ficares a saber mais sobre carreiras no turismo, consulta a secção Looking for a career in tourism?(Procuras uma carreira no turismo?).

 

Ligações úteis:

Jobs in Tourism

O teu primeiro emprego EURES

Erasmus+

Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas (EASME)

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Formação EURESSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticasTendências de recrutamentoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.