Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia1 de junho de 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

As 7 dicas mais importantes para reduzir a ansiedade provocada pelo regresso ao escritório

À medida que há mais pessoas vacinadas contra a COVID-19, as empresas em toda a Europa preparam-se para reabrir portas. No entanto, este regresso ao escritório é uma fonte de ansiedade para muitos trabalhadores. Na EURES, elaborámos algumas dicas para ajudar.

Top 7 tips to reduce your back-to-office anxiety
Unsplash

É perfeitamente normal que o regresso ao escritório provoque ansiedade. Seja por receio pela nossa saúde ou pela de alguém da nossa família, por não querermos voltar a perder longos períodos de tempo nas deslocações diárias para o trabalho ou simplesmente por já nos termos habituado a trabalhar em casa, a ansiedade associada ao regresso ao escritório não deve ser subestimada. Cuidar da saúde mental é tão importante como cuidar da saúde física. Se está apreensivo sobre o regresso ao trabalho, temos algumas dicas que pode seguir para facilitar a transição.

Não reprima os seus sentimentos

Por vezes, quando nos sentimos ansiosos por causa do trabalho, ficamos envergonhados porque achamos que só nós é que nos sentimos assim. É importante não reprimir a ansiedade, mas aceitá-la e tentar perceber a sua origem, o que não significa concentrar-se nos sentimentos negativos. Enfrentar os nossos medos e compreendê-los é o primeiro passo para os superar.

Prepare-se para as novas condições de trabalho

As coisas podem estar a voltar ao normal, mas isso não significa que o seu ambiente de trabalho seja igual ao que era antes da pandemia. É possível que haja mudanças para proteger a saúde dos trabalhadores, tais como normas de distanciamento social o uso obrigatório de máscaras. Podem ser precisos alguns dias ou semanas para se acostumar a trabalhar neste novo ambiente, o que pode deixá-lo mais cansado do que habitualmente ao fim do dia.

Mantenha o equilíbrio entre a vida privada e a vida profissional

Trabalhar em casa pode ter as suas desvantagens, mas muitas pessoas referem que isso melhorou bastante o equilíbrio entre a vida privada e a vida profissional e o bem-estar. Não deixe que o regresso ao trabalho afete a sua rotina diária. Por exemplo, se costuma sair para uma caminhada à hora do almoço, mantenha essa rotina apesar do «novo» local de trabalho, e tente acabar o trabalho a horas sempre que possível.

Identifique os sinais de stress

O stress tem manifestações físicas no corpo, tais como ranger dos dentes, tensão nos ombros e nas costas e respiração superficial. Se se sentir stressado no trabalho, pare um instante para identificar estes sinais, respire fundo algumas vezes e descontraia e alongue essa parte do corpo.

Transpareça otimismo

Faça um esforço por ser uma fonte de otimismo para os seus colegas. Isto pode parecer difícil ao início, mas rapidamente perceberá que é tão benéfico para eles como para si. Esta abordagem vai ajudá-lo a concentrar-se nos aspetos positivos do regresso ao trabalho em vez de se deixar levar por pensamentos negativos.

Explore a opção de trabalho flexível

Saiba qual é a política da sua empresa sobre o trabalho flexível. Talvez seja possível combinar com o seu empregador uma abordagem híbrida em que trabalhe no escritório apenas alguns dias por semana, ou mesmo alterar o horário de trabalho para evitar o trânsito do princípio e do fim do dia.

Não tenha medo de pedir ajuda

Se sente que a ansiedade se está a tornar insuportável e precisa de ajuda, pergunte aos Recursos Humanos quais são os programas de saúde mental/bem-estar disponíveis.  Não hesite em procurar também a ajuda do seu médico ou de outro profissional de saúde.

A pandemia de COVID-19 alterou as nossas vidas de muitas formas, em especial no trabalho. Os horários de trabalho, os instrumentos, os ambientes e as prioridades foram afetados pela crise sanitária. Leia este artigo para saber por que é que trabalhar em 2021 pode ser diferente.

 

Ligações úteis:

De que forma a pandemia poderá afetar o mundo do trabalho em 2021

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Juventude
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.