Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia5 de abril de 2024Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Encontrar o equilíbrio certo entre o tempo de trabalho e o tempo pessoal

Em média, uma pessoa passa cerca de um terço da sua vida a trabalhar. Com as linhas entre trabalho e lazer a tornarem-se cada vez mais ténues, é importante descobrir formas de evitar que essas cerca de 90 000 horas se infiltrem no resto das nossas vidas.

Striking the right balance between work and personal time
Photo credit: Adobe

A pandemia global provocou mudanças significativas na nossa forma de trabalhar. O trabalho à distância, inicialmente concebido como uma necessidade na fase inicial da pandemia, consolidou-se como modelo de trabalho híbrido, cujas muitas vantagens são reconhecidas tanto pelos empregadores como pelos trabalhadores. No entanto, também tornou mais difícil estabelecer limites claros entre o trabalho e o resto das nossas vidas.

De facto, ultimamente fala-se muito sobre o «equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada», mas o que significa isso, exatamente, e por que motivo é tão importante?

A conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal consiste em alcançar o equilíbrio certo entre a vida profissional e a vida pessoal. Embora isto possa ser diferente para cada pessoa, uma coisa é certa: esta conciliação é importante não só para o seu bem-estar físico e mental, dando-lhe tempo e espaço para perseguir outros interesses e cultivar as suas relações pessoais, mas também para a sua produtividade, conduzindo a melhores resultados e aumentando a satisfação profissional.

Como podemos atingir este equilíbrio? Apesar da pressão constante para conseguir continuamente um desempenho ao mais alto nível, há formas de promover o equilíbrio entre o trabalho e o tempo pessoal. Eis algumas formas de o fazer.

Estabeleça prioridades

Escreva as suas tarefas por ordem de importância e seja realista quanto ao que consegue fazer num determinado dia. Provavelmente, nunca chegará ao fim desta lista de tarefas; deixar que isso se torne o seu objetivo levará apenas a um aumento do stress e a uma sensação geral de insatisfação em relação ao seu desempenho, o que, por sua vez, cria sentimentos negativos acerca do seu trabalho.

Estabeleça limites claros entre o tempo de trabalho e o tempo pessoal

Isto é mais difícil de fazer quando se trabalha a partir de casa; tente manter um espaço separado onde faça o seu trabalho, do qual possa retirar‑se fisicamente no final do dia de trabalho. Se tal não for possível, assinale a transição de uma forma que permita ao seu cérebro registar que está na hora de desligar. Por exemplo, desligar o computador significa que não será absorvido(a) pelo correio eletrónico relacionado com o trabalho.

Tire uns dias de férias

Para conseguir um melhor desempenho, precisa de «carregar baterias» regularmente. Tirar uns dias de férias irá ajudá-lo(a) a desligar-se e a recarregar baterias, permitindo-lhe regressar com uma perspetiva renovada e capaz de lidar com o seu volume de trabalho de forma mais eficaz.

Conheça os seus limites

Seja claro(a), perante si próprio(a) e perante os seus superiores, quanto ao volume de trabalho que consegue assumir. Se continuar a dizer «sim», poderá acabar em risco de esgotamento profissional. Delegue tarefas sempre que possível e não tenha receio de expressar a sua opinião quando for confrontado(a) com expectativas irrealistas.

Fale sobre o assunto

Se sentir que tem dificuldade em conciliar o seu trabalho e a sua vida pessoal, fale com alguém da sua organização em quem que confie. Pode ser o seu chefe, o responsável pelos RH ou um colega de trabalho cujo conselho valoriza; podem ajudá-lo(a) de várias formas, desde redistribuir o seu volume de trabalho a ajudá-lo(a) a mudar o seu estado de espírito.

Defina uma programação, pois de contrário não conseguirá

Seja tão criterioso(a) em relação ao seu tempo pessoal como é em relação ao seu trabalho. Inclua no seu calendário não só os seus prazos e compromissos de trabalho, mas também o resto da sua vida: passatempos, interesses pessoais e planos a nível social. E, acima de tudo, concretize os seus planos.

 

Quer saber mais sobre como conseguir um equilíbrio satisfatório entre a sua carreira e a sua vida pessoal? Leia o nosso artigo Feeling burnt out? [Sente-se esgotado(a)?] We can help! [Podemos ajudar!]

 

Hiperligações relacionadas:

What to do when you feel overwhelmed at work [O que fazer quando se sente sobrecarregado(a) no trabalho]

How to reduce employee stress and prevent burnout [Como reduzir o stress dos trabalhadores e prevenir o esgotamento profissional]

Why you should always use your annual leave [Motivos pelos quais deve sempre gozar os seus dias de férias anuais]

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países da rede EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no X

A EURES no LinkedIn

A EURES no Instagram

 

Informação detalhada

Tópicos
  • Sugestões e Dicas
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.