Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia20 de fevereiro de 2024Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão2 min de leitura

De Espanha à Suécia: Como a EURES mudou a vida de um trabalhador do setor do turismo

Adonis Pino Sánchez trabalha no setor do turismo, durante os verões na ilha sueca de Öland e durante os invernos no Icehotel, na aldeia setentrional de Jukkasjärvi. Adonis fala sobre a sua viagem e sobre a forma como a EURES Espanha e a EURES Suécia o ajudaram a chegar lá.

From Spain to Sweden: How EURES changed a tourism worker’s life
Photo credit: Adonis Pino Sánchez

Aos 26 anos, Adonis deixou o seu país natal, Cuba, e arranjou emprego na Gran Canaria, uma das ilhas Canárias de Espanha. Graças à sua cidadania da UE, mais tarde pôde mudar-se para a Suécia. Trabalhou como empregado de bar e chefe de mesa em Öland durante alguns anos e como chefe de mesa no Icehotel - o primeiro hotel de gelo do mundo e o maior do género no mundo.

Como tomou conhecimento da EURES e da oportunidade de trabalhar na Europa?

Tomei conhecimento da EURES através do sítio Web da agência de emprego nas Ilhas Canárias e pareceu-me ser uma excelente oportunidade para continuar a crescer profissional e pessoalmente.

Por que é que decidiu candidatar-se a um emprego na Suécia e como é que acabou por ir para lá?

Sempre tive interesse em conhecer os países escandinavos. Vi um anúncio de emprego para uma vaga no Ekerum Resort no portal EURES. Em seguida, contactei o conselheiro EURES Daniel Bellon nas Ilhas Canárias e, mais tarde, Banna Thioubou da EURES em Arbetsförmedlingen na Suécia. Ajudaram-me em tudo o que precisava para me candidatar ao emprego. Acompanharam cada passo que dei e estou muito grato pelo seu apoio e ajuda.

Como foi o procedimento para mudar-se para a Suécia? Que apoio recebeu?

O processo foi bastante simples. Daniel forneceu-me todas as instruções necessárias e, em seguida, recebi assistência do Programa específico de mobilidade da EURES, que cobriu uma grande parte dos custos de mudança.

Qual tem sido a parte mais difícil de trabalhar na Suécia?

Aprender a língua sueca tem sido o maior desafio para mim. Gosto muito de línguas, mas o sueco é muito difícil. Mas decidi ultrapassar a dificuldade. Devo dizer que ficarei sempre grato à EURES. Descobri o serviço num momento muito importante, e vir para aqui foi a melhor e mais significativa experiência da minha vida

 

Gostaria de trabalhar no estrangeiro? Consulte as ofertas de emprego do portal EURES ou contacte um conselheiro EURES para obter apoio.

 

Hiperligações relacionadas:

EURES: Encontrar um emprego na Europa

Contacte um conselheiro EURES

Programa específico de mobilidade

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Data de publicação
20 de fevereiro de 2024
Autores/Autoras
Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
Tópicos
  • Caixa de ferramentas da UE para mobilidade
  • Tendências de recrutamento
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.