Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia15 de novembro de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Instrumento PME: reforce o potencial da sua PME

As pequenas e médias empresas (ou PME, como são normalmente designadas) são fundamentais para a atual e futura prosperidade da Europa.

The SME Instrument: boost your SME’s potential

Um relatório anual de 2015-2016 elaborado pela Comissão Europeia concluiu que 99 em cada 100 empresas na Europa são PME e que, no seu conjunto, empregam dois terços dos trabalhadores europeus.Tendo presentes estes factos, é fácil perceber por que motivo as PME se encontram no centro de muitos dos programas de apoio e oportunidades de financiamento promovidos pela Comissão Europeia.O Instrumento PME é um elemento fundamental nesta área e, por esse motivo, as suas implicações serão analisadas em maior pormenor no artigo que segue.

O que é o Instrumento PME?

Integrado na iniciativa Horizonte 2020, o Instrumento PME foi concebido para apoiar PME com elevado potencial de inovação e ambições à escala europeia e internacional.As PME selecionadas recebem apoio financeiro e beneficiam de um prazo de investimento mais curto, além de uma maior capacidade de inovação, de orientação (coaching) empresarial de nível mundial e de um rápido crescimento.

Que resultados obteve o Instrumento até à data?

Nos seus primeiros três anos de execução, o Instrumento PME concedeu mais de 882 milhões de euros em financiamentos e apoiou quase 2500 PME. O derradeiro objetivo é apoiar 7500 PME até ao fim do programa Horizonte 2020.

Como funciona o Instrumento?

O Instrumento PME é constituído por três fases distintas, recomendando-se que as PME comecem por se candidatar à Fase 1:

  • Fase 1: Conceito e avaliação de viabilidade – Da ideia ao conceito (6 meses). Nesta fase, as PME preparam uma proposta inicial de negócio e a UE realiza um estudo para verificar a viabilidade do projeto. Financiamento disponível de 50 000 euros.
  • Fase 2: Demonstração, replicação no mercado, I&D – Do conceito à maturidade do mercado (1-2 anos). Nesta fase, as PME desenvolvem a sua proposta com ações inovadoras e elaboram um plano de negócios mais pormenorizado. Financiamento disponível de 0,5 a 2,5 milhões de euros.
  • Fase 3: Aceleração do negócio e serviços de apoio – Preparação para lançamento no mercado. Na fase final, as PME recebem apoio para acelerar a vertente comercial, incluindo formação, levando-as a transformar os seus projetos num produto comercializável. Esta fase não pressupõe financiamento direto adicional.

Quem se pode candidatar ao Instrumento?

As PME com fins lucrativos podem candidatar-se, individualmente ou organizadas em consórcios, a financiamento ao abrigo do Instrumento PME. As PME devem apresentar um elevado potencial de crescimento e inovação, bem como fortes ambições de globalização. Todas as empresas candidatas têm de possuir sede legal na UE-28 ou num país associado ao programa Horizonte 2020.

Onde podem as PME obter mais informações e candidatar-se ao Instrumento?

Para obterem mais informações e orientações sobre o programa Horizonte 2020 e o Instrumento PME, as PME interessadas devem contactar o seu Ponto de Contacto Nacional PME ou parceiro Enterprise Europe Network (EEN) mais próximos. Existe ainda informação disponível na Internet.

Quer saber mais sobre os programas e oportunidades promovidos pela UE? Leia os nossos artigos sobre o Fundo Social Europeu e o programa Erasmus+.

 

Ligações úteis:

Ponto de Contacto Nacional PME

Parceiro Enterprise Europe Network (EEN)

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Partes interessadas externas
  • Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
  • Notícias/relatórios/estatísticas
  • Juventude
Seções relacionadas

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.