Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia25 de abril de 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Aprendizes eslovacos trazem um sabor europeu a um restaurante francês

No verão de 2017, Lucia Belúchová iniciou um estágio de aprendizagem com a duração de um ano numa brasserie na cidade de Laval, no norte de França.

Slovak apprentices bring a European flavour to French restaurant
Shutterstock

Antes de se mudar para França – uma viagem de 18 horas num miniautocarro – Lucia frequentou a Academia de Hotelaria de Nitra, na Eslováquia, o seu país de origem, onde obteve um diploma que abrange os serviços e a gestão na indústria da hospitalidade.

Lucia pretendia adquirir alguma experiência profissional no estrangeiro e, com a ajuda do programa O teu primeiro emprego EURES (YfEJ), encontrou o seu primeiro estágio de aprendizagem na brasserie Le Cap Horn, em Laval.

O YfEJ proporciona aos candidatos a emprego a oportunidade de adquirirem uma experiência profissional valiosa no estrangeiro, dando-lhes a conhecer um novo país, uma nova cultura e, muitas vezes, uma nova língua. Para Lucia, este incentivo cultural e linguístico foi a principal motivação para participar no programa. «Eu queria melhorar o meu francês e conhecer outra cultura, por isso decidi ir para França», afirma Lucia. «Antes disso, nunca tinha trabalhado no estrangeiro.»

Para os aprendizes como Lucia, o trabalho no estrangeiro traz novas experiências e desafios. «A parte mais difícil tem sido a língua francesa», explica ela. «Na escola, era uma disciplina fácil, mas a realidade é muito mais difícil. Também há muitas coisas que me surpreendem, pois França é muito diferente da Eslováquia.»

Para a ajudar a estabelecer-se em França, Lucia recebeu apoio financeiro do YfEJ e foi convidada a partilhar uma casa com outros jovens aprendizes.

Em virtude da estrutura mista do seu estágio de aprendizagem, Lucia trabalha cerca de três semanas por mês como empregada de mesa na brasserie, e o resto do tempo é dedicado aos seus estudos no Centre de Formation des Apprentis des Villes de la Mayenne (CFA VM, Centro de Formação de Aprendizes das Cidades de Mayenne).

Lucia não é a primeira aprendiza eslovaca a trabalhar na Le Cap Horn. Com efeito, a brasserie tem vindo a recrutar aprendizes desse país nos últimos quatro anos, com muito sucesso, graças a uma parceria com o CFA VM, que representa o YfEJ, estabelecendo a ligação entre as empresas locais e os candidatos a emprego.

Como explica Gilles Poulin, diretor-geral da Le Cap Horn, o programa proporcionou à brasserie acesso a uma bolsa de potenciais aprendizes, cujo entusiasmo e dedicação ao setor não são fáceis de encontrar a nível local. «Faz já quatro anos que comecei a recrutar aprendizes da Eslováquia», diz Gilles. «Jovens trabalhadores e interessados no setor – qualidades que não são fáceis de encontrar na nossa região.»

Gilles também se mostrou impressionado com as competências linguísticas de Lucia e dos outros aprendizes eslovacos, tanto ao nível do francês como do inglês. Segundo Vincent Ledauphin, Responsável de Programas Europeus do CFA VM, a presença de aprendizes multilingues oriundos do estrangeiro nos locais de trabalho cria uma dimensão europeia que é boa para os clientes e pode ajudar a tornar os trabalhadores franceses mais recetivos e mais bem informados sobre a Europa.

Graças ao seu entusiasmo, às suas competências linguísticas e à sua perspetiva internacional, Lucia e os seus antecessores fizeram mais do que meramente ajudar a colmatar um défice de competências, contribuindo para uma parceria que é mutuamente benéfica para o empregador e o trabalhador.

Esta parceria faz parte de um projeto-piloto de um consórcio de 33 centros de formação europeus, que inclui o CFA VM e a Academia de Hotelaria de Nitra, liderado pela associação de trabalhadores Les Compagnons du Devoir. O projeto conta com o apoio do deputado francês ao Parlamento Europeu Jean Arthuis e da DG Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia, e espera-se que inspire parcerias igualmente bem-sucedidas em toda a Europa, no futuro.

O teu primeiro emprego EURES é um programa de mobilidade profissional da União Europeia. Para saber mais sobre as oportunidades de emprego e de formação em toda a UE ou para encontrar trabalhadores com as competências de que precisa, contacte um dos serviços de emprego do programa ou o seu Conselheiro EURES local através do portal EURES.

 

Ligações úteis

O teu primeiro emprego EURES

Portal EURES

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Notícias externas EURES
  • Partes interessadas externas
  • Histórias de sucesso
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.