Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia30 de janeiro de 2024Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão2 min de leitura

Aprender uma nova língua com facilidade e eficiência: Um guia para profissionais atarefados

A aprendizagem de uma nova língua pode ser uma experiência gratificante e enriquecedora, mas também pode parecer árdua e morosa. Pode perguntar-se como pode equilibrar a sua vida profissional, familiar e social com os seus objetivos de aprendizagem de línguas. Mas não se preocupe, é possível fazê-lo! A aprendizagem de línguas não é uma questão de preparação ou de pressa, mas sim de consistência e prazer. Este artigo dar-lhe-á algumas sugestões e conselhos sobre como aprender uma nova língua de uma forma inteligente, enquanto profissional atarefado.

Crie objetivos de estudo SMART. Uma das chaves para uma aprendizagem de línguas bem-sucedida é ter objetivos claros e realistas. Os objetivos ajudam-nos a manter a concentração, a motivação e a responsabilidade. Mas nem todos os objetivos são criados em pé de igualdade. Deve certificar-se de que os seus objetivos são SMART: Singulares, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporalmente sensíveis. Por exemplo, em vez de dizer «Quero aprender espanhol», pode dizer «Quero conseguir ter uma conversa básica em espanhol até ao final do ano». Desta forma, pode acompanhar o seu progresso, celebrar as suas conquistas e, se necessário, ajustar o seu plano.

Faça um bom uso do seu tempo. Outra dica para uma aprendizagem de línguas eficaz é utilizar o seu tempo de forma eficiente e criativa. Não precisa de passar horas numa sala de aula ou a estudar um manual para aprender uma nova língua. Pode utilizar o seu tempo livre e as suas atividades diárias para se expor à língua e praticar as suas competências. Por exemplo, pode ouvir um podcast enquanto conduz, utilizar uma aplicação enquanto espera numa fila ou ver um programa na sua língua-alvo antes de dormir. Quanto mais integrar a aprendizagem de línguas na sua rotina, mais fácil e divertido será.

Use as suas novas competências A melhor maneira de aprender uma nova língua é usá-la. Não espere até sentir que as suas competências já são perfeitas para começar a falar, escrever, ler e ouvir a língua. Porque não manter um diário na sua língua-alvo? Ao escrever sobre a sua vida quotidiana, estará a desenvolver um vocabulário útil. Quanto mais cedo começar a utilizar as suas novas competências, mais rapidamente melhorará e ganhará confiança. Há muitas formas de praticar as suas competências linguísticas em situações da vida real, como aderir a comunidades em linha, encontrar parceiros linguísticos, participar em eventos, etc. Não tenha medo de cometer erros, pois estes fazem parte do processo de aprendizagem. Basta demonstrar abertura, curiosidade e vontade de aprender com os seus erros.

Ao seguir estas dicas, pode aprender uma nova língua com facilidade e eficiência, a par da sua vida profissional atarefada. O mais importante é manter a consistência e desfrutar da viagem. Lembre-se, aprender uma nova língua não é uma corrida de velocidade, mas uma maratona — a consistência é fundamental.

Fala outra língua? Consulte o artigo Cinco carreiras em que as pessoas bilingues e plurilingues se destacam.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Sugestões e Dicas
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Administrative and support service activities
  • Arts, entertainment and recreation
  • Education
  • Information and communication
  • Other service activities

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.