Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia6 setembro 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Liderar à distância? Eis como gerir uma equipa internacional com eficácia

Embora o trabalho à distância se tenha tornado normalidade para muitas pessoas, poderá ser difícil gerir uma equipa internacional; mas uma equipa à distância não precisa de ser sinónimo de desafio. Informe-se sobre como fazer da sua equipa internacional o seu melhor trunfo.

Leading from a distance? Here’s how to effectively manage your international team

1. Utilize o software adequado

Na sequência da pandemia de COVID-19, existem mais opções do que nunca para o trabalho à distância e para a colaboração. No entanto, esta escolha poderá não ser a melhor, especialmente se a sua equipa não estiver a utilizar um sistema unificado. Na qualidade de gestor, é da sua responsabilidade avaliar o software disponível e assegurar que a plataforma escolhida suporta uma colaboração eficiente. As funcionalidades que deve procurar podem incluir videochamadas/gravações, mensagens instantâneas, partilha de ecrã, um indicador em linha/fora de linha, e software disponível em cada um dos países dos membros que formam a sua equipa.

2. Agende reuniões diárias

Ao agendar reuniões virtuais diárias a uma hora certa, poderá estabelecer um padrão de trabalho coerente para a sua equipa internacional. No entanto, ao programar reuniões, certifique-se que tem em conta os diversos fusos horários dos trabalhadores. Embora seja importante manter as reuniões produtivas, deve também assegurar-se de que confere tempo à equipa para conversar informalmente. O proporcionar à equipa oportunidades de socialização ajudará a manter as suas relações amigáveis e profissionais, a promover um ambiente de trabalho saudável e a melhorar a sua participação no trabalho, apesar da distância geográfica.

3. Organize viagens a gabinetes internacionais

Lembre-se que, apesar da distância que separa os membros da equipa, é possível que se reúnam! Pondere organizar viagens para que a sua equipa se reúna e trabalhe em conjunto de forma presencial. Fazer isto pode ajudá-lo a conectar-se de formas não possíveis quando se trabalha à distância. A sua equipa pode conhecer-se melhor e ter mais oportunidades para encetar conversas improvisadas e informais sobre o trabalho e a vida.

4. Estar consciente das diferenças culturais

Enquanto gestor, é importante que esteja consciente de eventuais diferenças culturais que possam existir no seio da equipa, em especial se os seus membros estiverem espalhados por vários países. Isto inclui o tipo de vestuário, os níveis de formalidade e os temas apropriados para debate entre colegas, bem como a língua a utilizar para a comunicação da equipa. Seja transparente quanto ao que espera da sua equipa e, fundamentalmente, pergunte-lhes quais são às suas expetativas em relação a si e aos outros. As diferenças culturais podem ser subtis, pelo que identificá-las em conjunto e envidar esforços para atenuar os mal-entendidos associados ajudará a tornar a sua equipa mais coesa e a reduzir as hipóteses de conflito.

5. Proporcione à equipa locais de trabalho alternativos

Por último, pondere oferecer à equipa opções para trabalhar noutro local em caso de problemas imprevistos ao trabalhar a partir de casa. Problemas súbitos relacionados com a ligação à Internet, crianças em férias escolares ou até vizinhos ruidosos podem ser uma grande distração para as pessoas que trabalham à distância. Estes obstáculos são muitas vezes inevitáveis e podem afetar a produtividade de uma equipa, mas são superáveis. Proporcione à sua equipa a possibilidade de acesso a locais de trabalho alternativos onde possam trabalhar sem perturbações, tais como o escritório mais próximo da sua organização, espaços de cotrabalho locais, ou espaços de escritório para um dia na sua zona.

Para mais informações sobre como apoiar os seus empregados, consulte o nosso artigo sobre Como ser um empregador de referência.

 

Ligações úteis:

Como ser um empregador de referência

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e Dicas
Seções relacionadas
Sugestões e Dicas
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.