Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia16 de janeiro de 2024Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Como criar um «elevator pitch» convincente para um candidato a emprego licenciado

Um «elevator pitch» é uma apresentação curta e cativante de si próprio, do seu produto ou da sua ideia que pode captar a atenção do seu público. Um «elevator pitch» não deve durar mais do que um minuto e deve destacar os seus principais pontos fortes. Enquanto licenciado à procura de emprego, pode utilizar um «elevator pitch» para impressionar potenciais empregadores e mostrar a sua formação, competências e potencial de uma forma convincente e memorável.

Como recém-licenciado, pode não ter experiência profissional suficiente, mas isso não significa que não se possa destacar dos outros. Ao escrever e praticar um «elevator pitch» forte e conciso, pode estar sempre pronto para causar uma boa impressão. Isto é ainda mais difícil se estiver a candidatar-se a um emprego noutro país, pelo que deve preparar o seu discurso em inglês ou na língua do país a que se está a candidatar.
Aqui ficam algumas dicas sobre como criar um« elevator pitch» perfeito para quem procura emprego:

  • Comece pelo seu nome, formação académica e objetivo profissional. Por exemplo, «Olá, chamo-me Lisa e sou recém-licenciada em design gráfico. Estou à procura de uma oportunidade para usar a minha criatividade e competências para criar conteúdos visuais deslumbrantes para várias plataformas de media».
  • Explique o valor que pode oferecer ou o problema que pode resolver. Por exemplo, «Tenho bom olho para o design e uma paixão por contar histórias. Posso ajudar na criação de gráficos envolventes e eficazes que captem a atenção do seu público e transmitam a sua mensagem».
  • Mencione as suas conquistas ou competências relevantes que fazem com que se destaque. Por exemplo, «Realizei com sucesso vários projetos como freelancer, tais como a criação de logotipos, folhetos e cartazes para diferentes clientes. Também ganhei um concurso de design e recebi feedback positivo dos meus professores e colegas».
  • Termine com um apelo à ação ou com uma pergunta que convide a uma conversa mais aprofundada. Por exemplo, «Tenho interesse em fazer parte de uma equipa dinâmica e inovadora onde possa aprender e crescer como designer. Tem algumas dicas ou sugestões para me dar?».

Se não tiver experiência relevante, certifique-se de que mostra o seu entusiasmo e paixão ao seu empregador através de exemplos concretos.  Por exemplo, se quiser trabalhar em marketing digital, mas nunca o fez antes, pode mencionar o seu blogue que mostra as suas competências digitais. Enquanto jovem licenciado, pode não ter muita experiência, mas tem muito potencial. Pode impressionar os empregadores mostrando a sua vontade de aprender e crescer no respetivo setor. Os empregadores internacionais podem estar dispostos a ignorar a falta de experiência anterior se demonstrar o seu empenho e vontade de aprender sobre outras culturas. O seu «elevator pitch» pode ser útil em várias situações, como feiras de emprego, entrevistas, eventos de networking, apresentações e muito mais. Escreva uma apresentação curta e cativante e pratique-a em voz alta. Terá a capacidade de se apresentar profissionalmente em qualquer altura.

 

Talvez o seu primeiro emprego de licenciado ofereça trabalho à distância. Veja os nossos conselhos para começar a trabalhar a partir de casa: Trabalho à distância: Guia para os novos funcionários

Informações adicionais:


Jornadas Europeias do Emprego

 

Procurar Conselheiros EURES


Condições de vida e de trabalho nos países EURES


Base de ofertas de emprego EURES


Serviços EURES para empregadores

 

Calendário de eventos EURES


Próximos eventos online


A EURES no Facebook


A EURES no Twitter


A EURES no LinkedIn

 

 

Informação detalhada

Tópicos
  • Sugestões e Dicas
  • Tendências de recrutamento
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Administrative and support service activities
  • Arts, entertainment and recreation
  • Education
  • Information and communication
  • Other service activities

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.