
«Desde que me lembro, sempre quis viver no estrangeiro e descobrir outra cultura», afirma Aurelie, natural de França. «Os países escandinavos foram sempre os meus preferidos. Gosto muito da mentalidade dinamarquesa: é uma combinação de descontração e pensamento eficiente. Por isso, quando o meu namorado foi chamado para uma entrevista de emprego em Aalborg, aproveitámos a oportunidade, e correu tudo bem».
Transferência das prestações de desemprego
Aurelie encontrava-se numa situação pouco habitual aquando da mudança: apesar de ter trabalhado anteriormente durante cerca de 10 anos, tinha deixado o emprego e estava a receber prestações de desemprego em França. Graças à política da UE em matéria de transferência de prestações de desemprego, Aurelie pôde continuar a receber prestações durante mais três meses, que a ajudaram durante a procura de emprego na Dinamarca. Como diz Aurelie: «A altura ideal para encontrar o meu emprego!».
Para ativar as prestações de desemprego, Aurelie teve de registar-se na Workindenmark como candidata a emprego que chegou com o direito a prestações de desemprego de outro país da UE/do EEE. Em Aalborg, a Workindenmark possui uma representação nos ICS (Centros de Serviços para Cidadãos Internacionais). Aurelie dirigiu-se ao centro local para finalizar a transferência das suas prestações de desemprego. Nesse mesmo centro, pôde igualmente registar-se e receber orientações junto de diferentes instituições públicas da Dinamarca.
«A possibilidade de transferir prestações de desemprego é mais um incentivo para mudar para outro país [mesmo numa situação de desemprego], já que uma pessoa sabe que receberá prestações durante um determinado período e, por conseguinte, tem uma rede de segurança para ir para o estrangeiro e tentar arranjar emprego», explica Lars Rungø, da Workindenmark. «Aurelie também trabalhava como freelancer, por isso encaminhámo-la para as autoridades fiscais dinamarquesas, para que pudesse registar-se corretamente», recorda.
Seminários para candidatos a emprego internacionais
Para a ajudar na procura de emprego, Aurelie frequentou um seminário sobre procura de emprego, em Aalborg, organizado pela Workindenmark, uma instituição que integra a rede EURES.
«O seminário destina-se a cidadãos internacionais que pretendem obter orientação para a sua procura de emprego na Dinamarca», explica Lars. O seminário presta igualmente aconselhamento sobre a elaboração de CV e cartas de apresentação eficazes, sendo oferecidas posteriormente aos participantes «sessões de feedback» gratuitas.
Devido à sua experiência em TI, à sua mentalidade internacional e ao domínio das línguas francesa e inglesa, Lars sabia que Aurelie era uma forte candidata, em especial porque a Dinamarca está a deparar-se com escassez de mão-de-obra no seu setor de TI. Aurelie conseguiu emprego como cientista de dados na sede da Trackunit, em Aalborg, um dos principais fornecedores de soluções da «Internet das coisas». A sua função envolve a recolha e análise de dados para fornecer valiosas perspetivas comerciais aos clientes.
Preparação, a chave para a integração
«Para mim, a chave para uma boa integração noutro país é estar bem preparado. Podemos facilmente sentir-nos perdidos noutro país porque tudo é novo: a administração, a língua, a cultura, os procedimentos, o mercado de trabalho... A EURES pode ajudar numa perspetiva internacional e é uma parte muito importante da integração», aconselha Aurelie.
«O Portal EURES é uma mina de ouro», afirma. «Encontrei imensas informações valiosas específicas sobre a Dinamarca, bem como sugestões para encontrar emprego no estrangeiro. Ajudaram-me a estar preparada, ainda antes de estar na Dinamarca.»
«As pessoas perguntam-me quanto tempo tenciono ficar na Dinamarca», diz Aurelie. «Não tenho resposta», admite. «Adoramos a nossa família e os nossos amigos e temos saudades deles, sem dúvida. Mas, aqui, a vida tem um sentido de hygge e adoramo-lo!»
Ligações úteis:
Transferência das prestações de desemprego
International Citizen Service (ICS)
Informações adicionais:
Encontre um colaborador EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços da EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 5 dezembro 2019
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Caixa de ferramentas da UE para mobilidadeMelhor prática EURESFormação EURESNotícias externas EURESNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoHistórias de sucesso
- Seções relacionadas
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles