Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia11 março 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

A colaboração da EURES colmata um défice de competências científicas em Malta

Uma empresa farmacêutica maltesa com falta de técnicos de laboratório qualificados encontrou dez novos funcionários de Itália e de Espanha graças à rede EURES.

EURES collaboration fills scientific skills gap in Malta
EURES

Encontrar correspondências entre candidatos a emprego e empregadores é a rotina de Giliane Mallia, Chefe do Gabinete de Coordenação Nacional da EURES em Malta.

Giliane colaborou recentemente com colegas da EURES em Espanha e em Itália para colocar dez candidatos a emprego na empresa farmacêutica maltesa Aurobindo. Giliane refere que, durante a sua procura de técnicos de laboratório especializados em controlo da qualidade, a empresa foi encaminhada para a EURES devido «à atual escassez no mercado maltês e à falta dessas competências no mercado de trabalho local».

O que explica essa escassez? O facto de Malta ter a terceira taxa de desemprego mais baixa da UE, o que significa que muitos empregadores locais recrutam ativamente além-fronteiras.

Frederick Schembri, diretor-geral da Aurobindo, considera a EURES «fantástica».

À medida que foi crescendo, a empresa recorreu cada vez mais a uma procura de funcionários à escala europeia. Atualmente, graças à EURES, 30 % dos trabalhadores da empresa são oriundos do estrangeiro.

«[Durante o recrutamento] podemos visar um país ou um público específicos», explica. «Isso tem sido muito vantajoso para nós e os resultados falam por si.»

Uma das beneficiárias da colaboração da Aurobindo com a EURES foi a italiana Tamara Torcellini. Amante de viagens, Tamara ansiava por trabalhar noutro país da UE e há já algum tempo que usava a EURES como uma das suas principais ferramentas de procura de emprego. Quando se deparou com a oportunidade em Malta, considerou-a perfeita.

«Enviei o meu currículo para a vaga de analista de controlo da qualidade em Malta e recebi de imediato uma mensagem de correio eletrónico da EURES a confirmar a minha candidatura», conta Tamara. «Quando a empresa finalmente me deu a boa notícia de que fora contratada, contactei a EURES para colocar algumas perguntas sobre o país e foi-me prestada toda a ajuda de que precisava.»

A prestação deste nível de apoio extra é o que torna a EURES algo mais do que apenas um serviço de emprego. «Respondemos a todas as questões sobre escolas, carros e até sobre viajar com animais de estimação», explica Giliane. A pequena equipa da EURES Malta também presta assistência com a burocracia e contacta outros gabinetes em nome dos candidatos a emprego.

No futuro, Giliane espera que a EURES se torne o primeiro ponto de contacto para todos os candidatos a emprego interessados em trabalhar onde quer que seja na UE. «A nossa equipa esforça-se por criar um ambiente acolhedor e útil no qual possamos ajudar as pessoas a mudarem-se para o estrangeiro, mas também assegurar que a sua transição é o mais tranquila possível.»

A experiência de Tamara com a EURES indicia que as expectativas de Giliane já se estão a materializar. «Ainda estou em Malta e estou a adorar a ilha, as pessoas e o meu trabalho», diz Tamara. «Esta experiência enriquece-me tanto a nível pessoal como profissional. Recomendo-a a todos! Toda a gente deveria experimentar trabalhar ou estudar no estrangeiro durante algum tempo, e a EURES oferece a oportunidade perfeita!»

 

Ligações úteis:

Viver e trabalhar em Malta

A EURES Malta no Facebook

 

Informações adicionais:

Encontrar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoMelhor prática EURESPartes interessadas externasNotícias internas da EURESNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.