Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia26 de outubro de 2023Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Construa a sua carreira: como conseguir o primeiro emprego na construção civil

O crescimento da economia verde criou muitas novas oportunidades no setor da construção, mas a entrada neste domínio exige competências e formação específicas. Leia as nossas sugestões sobre como conseguir o seu primeiro emprego no setor da construção.

Building your career: How to get your first job in construction

Candidate-se a estágios ou programas de experiência profissional

Conseguir um emprego no setor da construção exige um conjunto único de competências e formação. Se está a pensar em trabalhar neste setor, há várias formas de desenvolver as suas competências. Os estágios são uma maneira fantástica de obter formação no local de trabalho, ao mesmo tempo que se ganha um salário. As competências que irá aprender podem ajudá-lo a encontrar o seu primeiro emprego no setor da construção e, a longo prazo, a construir uma carreira bem-sucedida no setor da construção. Uma alternativa para desenvolver as suas competências é através de programas de experiência profissional. Geralmente mais flexíveis, podem durar períodos de tempo mais curtos. São uma alternativa perfeita para quem já têm horários preenchidos.

Obtenha certificação

Uma excelente forma de se destacar consiste em adquirir certificação e formação na área em que pretende trabalhar. São várias as vias para isto. Com efeito, muitas escolas têm cursos de formação e educação no domínio da construção profissional, em que pode aprender os princípios básicos.

Já as escolas profissionais propõem formação mais especializada em áreas específicas, como a operação de máquinas complexas, a soldadura e a alvenaria. Esses cursos proporcionam a formação prática de que precisará para encontrar o seu primeiro emprego no setor da construção. Além disso, receberá uma certificação que pode ser interessante para os potenciais empregadores do setor.

Lembre-se de realçar as suas competências não técnicas

As competências não técnicas são uma parte importante para conseguir o seu primeiro emprego no setor da construção. O empregador precisa de saber se é a pessoa certa para a equipa. Por conseguinte, na entrevista, não se esqueça de destacar as suas competências não técnicas, juntamente com as capacidades práticas. Eis alguns exemplos de competências não técnicas que pode aplicar na construção:

  • As competências de comunicação são fundamentais num estaleiro de construção. Tem de ser capaz de ouvir e dar instruções rapidamente, mas com exatidão; com efeito, disto depende a sua segurança e a da sua equipa.
  • O trabalho de equipa também é importante, uma vez que a maioria dos trabalhos na construção exige que se trabalhe em equipa. Deve dar exemplos de como já prosperou num ambiente de equipa.
  • A tecnologia está a tornar-se um fator importante no nosso modo de trabalho e o setor da construção não é exceção. Por isso, não se esqueça de destacar a utilização que já fez de tecnologia no local de trabalho e as eventuais competências técnicas associadas que possa ter. Pode também familiarizar-se com o software e os programas mais recentes que estão a ser utilizados na construção, a fim de se preparar para a entrevista.

Ganhe visibilidade

Possui as competências, a formação e a certificação para o seu primeiro emprego, mas como se pode tornar visível para potenciais empregadores?

As feiras de emprego são excelentes para estabelecer contactos, conhecer pessoas do setor da construção e familiarizar-se com as diversas empresas ativas. Encare estes eventos como uma série de pequenas entrevistas e fale com tantos líderes e empregadores quanto puder. Encontre informações sobre as próximas feiras de emprego no sítio Web das Jornadas Europeias do Emprego.

Sabia que os trabalhadores da construção civil estão entre as 15 profissões mais procuradas na Europa? Para saber mais, consulte o nosso artigo recente sobre escassez e excedentes de mão de obra.

 

Ligações relacionadas:

Jornadas Europeias do Emprego

A EURES responde às suas principais perguntas sobre a escassez e os excedentes de mão de obra na Europa

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Sugestões e Dicas
  • Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
  • Tendências de recrutamento
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Construction

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.