Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia7 de novembro de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

5 dicas para novos estagiários ou formandos

Recebeu a carta (ou o e-mail) de aceitação. Sabe onde e quando começa. Já investigou o seu novo local de trabalho na Internet. E agora? É altura de descobrir como transformar o seu estágio ou formação num estrondoso sucesso!

5 tips for a new apprentice or trainee

Procure causar uma boa primeira impressão

Apesar de este ser o conselho mais básico, nem por isso é o menos importante. As primeiras impressões são instantâneas e levam tempo a mudar, por isso certifique-se de que causará uma boa impressão.

Pense no que tem vestido – é adequado para o local de trabalho em questão? O individualismo é uma característica excelente para a sua vida pessoal, mas poderá não ser aquilo que os seus colegas e superiores hierárquicos procuram. Pense nas suas rotinas matinais – tem tempo suficiente para fazer tudo o que precisa? Chegar atrasado ao trabalho é altamente revelador de uma personalidade descuidada. Mantenha estes conselhos em mente para ter a certeza de que começa o seu estágio ou formação com o pé direito.

Aprenda com os outros

É possível que lhe seja atribuído um orientador ou formador para orientá-lo ao longo do seu estágio ou formação. Poderá ser integrado(a) numa equipa em que essa função seja partilhada entre os seus membros. Seja qual for o caso, os seus colegas são autênticas minas de ouro no que diz respeito não só à abordagem ao trabalho, mas também à forma de agir no local de trabalho. É impossível errar se seguir o exemplo dos seus colegas.

Organize o seu tempo de forma eficaz

É possível que o seu estágio ou formação envolva uma vertente de estudo, além de trabalho. Se for esse caso, terá de alcançar um bom equilíbrio entre os dois. Não se prenda demasiado numa das vertentes em detrimento da outra - ambas são igualmente importantes e desempenham um papel no seu futuro. Poderá ser uma boa ideia ter um diário ou uma agenda à mão (seja em formato eletrónico ou físico) que possa utilizar para programar e acompanhar o tempo por si despendido. No seu local de trabalho deverão ajudá-lo(a) com todas estas questões, por isso mantenha-os informados.

Mostre entusiasmo

Em qualquer empresa, é importante mostrar uma atitude positiva e boa vontade para desempenhar qualquer tarefa que lhe seja atribuída, quer faça parte ou não da sua descrição de tarefas. Não só impressionará os seus colegas, como poderá permitir-lhe participar em projetos mais interessantes no futuro. Por isso, sorria mesmo que se sinta nervoso(a), e não tenha medo de partilhar os seus pensamentos e ideias sempre que tal se revele apropriado. Uma equipa assenta na colaboração entre os seus membros, e a sua opinião é tão válida como qualquer outra!

Encontre o seu próprio ritmo

Todas as pessoas têm ritmos diferentes para trabalhar e, desde que o trabalho seja de alto nível e que os prazos sejam cumpridos, não há qualquer problema nisso. Todos temos a nossa própria forma de executar tarefas. É importante descobrir o que funciona para si e que não se sinta pressionado a acelerar ou a aceitar demasiadas tarefas. O seu orientador, formador ou colega deverá poder ajudá-lo(a) a criar o seu próprio estilo de trabalho e a assegurar-se de que se enquadra nas necessidades da empresa. Se alguma vez sentir demasiada pressão, fale com eles, afinal é para isso que lá estão!

São estas as nossas dicas para ajudá-lo(a) a integrar-se num novo estágio ou formação. Fomos à procura de algumas apps úteis para obter a máxima eficácia no trabalho, por isso certifique-se de que lê estes artigos para poder preparar-se para a sua nova aventura. Boa sorte!

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Juventude
Seções relacionadas
  • Sugestões e Dicas
  • Aprendizagem

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.