Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia13 de junho de 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

«O teu primeiro emprego EURES» dá esperança a jovem italiana

O programa de mobilidade profissional da UE, «O teu primeiro emprego EURES» (YfEj), ajudou uma jovem a transitar de um trabalho temporário na Itália para uma carreira a tempo inteiro na área do serviço ao cliente na Bulgária.

Your first EURES job gives hope to young Italian woman
European Commission

Desirée Monterisi, natural de Vercelli na Itália, tinha acabado de deixar um emprego sazonal na área das vendas quando decidiu visitar uma pequena feira de emprego com amigos. No início, não estava muito otimista e pensava que o mais provável seria andar de balcão em balcão e no final, na melhor das hipóteses, arranjar outro emprego temporário. No entanto, o que Desirée acabou por encontrar foi uma oportunidade de viver e trabalhar noutro país.

«Vi este anúncio numa pequena mesa: “Procuram-se trinta especialistas em contacto com clientes - língua italiana”.  O anúncio era de uma empresa chamada Euroccor, situada em Sófia. Eu não sabia nada da Bulgária, mas pensei “Por que não?”», explica Desirée.

A experiência anterior de Desirée tinha sido adquirida numa série de trabalhos temporários na área do apoio ao cliente, que lhe tinham agradado e com os quais tinha aprendido imenso, mas os contratos de curto prazo não eram suficientes para ser independente. «Precisava de provar a mim própria que era capaz de criar algo por mim», acrescenta. «Foi realmente uma questão de estar no sítio certo no momento certo.»

Após o primeiro contacto na feira de emprego, Desirée foi convidada pela Euroccor para uma apresentação em Turim e foi entrevistada no mesmo dia. Passou na entrevista e foi-lhe oferecido trabalho como Agente de Centro de Contacto, que ela aceitou sem hesitar.

Nesse momento, Desirée registou-se no YfEj para pedir assistência na sua transferência para a Bulgária.

O YfEj também ajudou o empregador de Desirée no processo de recrutamento: «O programa facilitou o processo de recrutamento e o acesso aos mercados de trabalho internacionais do país», refere Diana Milotinova, da Euroccor. «Os conselheiros prestaram assistência ao longo do processo e concentraram-se nas necessidades específicas da empresa.»

«Utilizamos ativamente, e em simultâneo, a Reactivate [um programa semelhante de mobilidade profissional da UE para candidatos a emprego com mais de 35 anos] e o YfEj, beneficiando de auxílio em termos de processo de recrutamento e procura de candidatos, bem como da ajuda financeira fornecida às empresas para o programa de integração», explica Diana.

O trabalho internacional da Euroccor requer trabalhadores com diferentes competências linguísticas, particularmente falantes nativos de francês, neerlandês e, no caso de Desirée, italiano. Diana refere que a empresa recorreu ao YfEj quando «a necessidade de recrutar falantes nativos nos levou a procurar candidatos potenciais fora da Bulgária».

De facto, como nos diz Reinhilde Muys, sócia-gerente da Euroccor, a Euroccor foi a primeira empresa na Bulgária a recorrer ao YfEj após o seu lançamento.

Após vários anos de utilização do programa de mobilidade profissional, cerca de 60 % do pessoal da Euroccor é constituído por trabalhadores de outros países, a maioria dos quais empregada através da iniciativa de mobilidade profissional dentro da UE.

«A empresa está satisfeita com os serviços e o auxílio do YfEj, uma vez que proporcionam a possibilidade de procurar candidatos nos seus países de origem», refere Diana. «Os conselheiros estão sempre prontos a ajudar com respostas atualizadas e atempadas a todas as questões da empresa.»

Para Desirée, o mais difícil foi deixar para trás os entes queridos e o receio de vir a encontrar uma cidade ou um trabalho de que não gostasse. Mas tudo correu melhor do que esperava.

«Estou cá há três meses e gosto imenso da cidade e do trabalho. Estou muito contente com a minha decisão. Se está a ler isto, talvez tenha as mesmas dúvidas que eu tive. Ir ou ficar? O meu conselho é: vá e experimente», refere. «O que é que tem a perder?»

O teu primeiro emprego EURES é um programa de mobilidade profissional da União Europeia. Para saber mais sobre as oportunidades de emprego e de formação em toda a UE ou para encontrar trabalhadores com as competências de que precisa, contacte um dos serviços de emprego do programa ou o seu Conselheiro EURES local através do portal EURES.

 

Ligações úteis:

O teu primeiro emprego EURES

Portal EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES.

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Notícias externas EURESPartes interessadas externasHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.