Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia8 julho 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Jovem prestadora de cuidados espanhola persegue o seu sonho na Alemanha

Nerea Gomis Sanchez, 19 anos, natural de Espanha, está a tirar o melhor partido possível do desafio que representa trabalhar no setor dos cuidados de saúde em Kassel, na região central da Alemanha.

Young Spanish nurse pursues her dream in Germany
EURES

Sair do país foi uma decisão importante para ela e para a sua família, mas o projeto «O teu primeiro emprego EURES» (Your first EURES job, YfEJ) prestou-lhe todo o apoio necessário desde o início.

«O meu pai é artesão, mas está desempregado há muito tempo», afirma Nerea. «A minha mãe trabalhava num hotel até há dois anos. Foi despedida e, desde então, está desempregada, pelo que o rendimento familiar é mesmo muito baixo.»

Após a conclusão do ensino secundário, Nerea recebeu formação especializada na área da prestação de cuidados a pessoas dependentes. Apesar de saber que, com esta qualificação profissional, as oportunidades de emprego não eram as melhores, gostava do trabalho e considerava-o gratificante.

«Candidatei-me para trabalhar em lares de terceira idade e instituições para pessoas com deficiência, mas não fui sequer chamada para entrevista», afirma. «A maioria das pessoas que se formaram na mesma instituição que eu trabalham no setor privado dos cuidados de saúde ou ao domicílio. O vencimento é muito baixo e eu não queria ser a terceira pessoa desempregada na minha família.»

Nerea teve conhecimento do projeto YfEj através da sua instituição de ensino. A escola de línguas mais próxima que colaborava com o empregador alemão Arbeiterwohlfahrt (AWO), um prestador de serviços sociais, ficava em Alicante, a 170 km de distância da sua cidade natal, Valência. Através de aconselhamento prático e de algum apoio financeiro por parte da EURES, conseguiu um lugar no projeto.

«A minha família apoiou a minha decisão, mas não foi fácil», refere. «Durante o curso de língua alemã em Alicante tive de alugar um quarto e precisava de dinheiro para as despesas diárias. Foram os meus pais que me ajudaram nessa altura. Agora, quero ser eu a cuidar de mim. É essa a minha principal motivação. O projeto desenvolvido junto da AWO é exatamente o trabalho certo para mim. Quero desenvolver a minha carreira e posso fazê-lo aqui. E se puder trabalhar e ganhar dinheiro suficiente para viver, melhor ainda.»

Nerea está a gostar da sua nova vida e dos desafios com que se vai deparando. «Gosto de trabalhar na AWO e tenho interesse em conhecer esta nova língua e cultura. O mais importante neste momento é ser independente e ganhar o meu próprio dinheiro.»

 

Ligações úteis:

O teu primeiro emprego EURES

Arbeiterwohlfahrt (AWO)

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Notícias externas EURESHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.