Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia7 de maio de 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Trabalhar no estrangeiro durante uma pandemia: A história de um cozinheiro belga na Finlândia

Apesar de todos os seus esforços, o jovem cozinheiro Ahmed, de 35 anos, não conseguiu encontrar emprego na sua cidade, Bruxelas, durante a pandemia. Por isso, quando lhe propuseram adquirir experiência profissional no estrangeiro, não hesitou. Graças ao serviço EURES, em Bruxelas, Ahmed encontrou rapidamente um emprego na bela Lapónia – a região mais setentrional da Finlândia.

Working abroad during a pandemic: The story of a Belgian chef in Finland
Shutterstock

A determinação é a chave

Apesar da escassez de cozinheiros em Bruxelas, Ahmed estava a ter dificuldades em encontrar um emprego. «Devo ter enviado perto de 100 candidaturas. Só recebi duas ou três respostas e todas elas negativas. É difícil ficar motivado quando ninguém nos dá resposta, mas eu não queria ficar de braços cruzados sem fazer nada», diz Ahmed.

Foi então que o jovem cozinheiro decidiu tentar a sua sorte no estrangeiro e entrou em contacto com os conselheiros EURES em Actiris International – o departamento de mobilidade internacional do serviço público de emprego para a região de Bruxelas.

«Quando recebi uma oferta da Actiris International para um emprego sazonal num resort finlandês, candidatei-me imediatamente. Após uma entrevista com a equipa da EURES, a minha candidatura foi rapidamente enviada ao empregador.»

Uma semana para fazer a mudança

Após a primeira entrevista, tudo avançou muito rapidamente para Ahmed. «No dia seguinte, tive uma entrevista telefónica com o empregador, que correu bem, e na semana seguinte cheguei à Lapónia. Todo o processo de candidatura foi feito em inglês. Não sou bilingue, mas o meu inglês deve ter sido suficientemente bom», diz o cozinheiro belga.

Ahmed foi contratado como cozinheiro de linha. «Executava diferentes funções de forma rotativa, mas era principalmente responsável pela confeção de sobremesas e artigos de pastelaria. A cozinha era internacional, mas também aprendi a confecionar pratos finlandeses tradicionais.»

A pandemia

O contrato de Ahmed era de dezembro de 2019 a abril de 2020, mas quando a pandemia atingiu a Finlândia, em março, o resort teve de encerrar. Em vez de regressar a Bruxelas, Ahmed decidiu prosseguir a sua viagem, fortalecido pela sua experiência na Lapónia.

«Mudei-me para Helsínquia e, depois de algumas semanas, encontrei um emprego num bar de sushi.Aprendi a cortar peixe e a preparar sushi.Foi mesmo muito interessante!Mas depois, a segunda vaga da COVID-19 atingiu a Finlândia, o que levou ao encerramento de todos os restaurantes. Desta vez, não tive escolha a não ser voltar para a Bélgica», recorda Ahmed.

Apesar dos desafios que enfrentou durante a pandemia, Ahmed não se arrepende de ter ido para a Finlândia. «Fui muito feliz na Finlândia e estou a pensar regressar assim que tiver oportunidade. Gosto muito da mentalidade dos escandinavos – é um povo muito acolhedor e aberto. Aconselho todos os que estiverem a pensar trabalhar no estrangeiro a fazê-lo.É uma experiência muito positiva.»

Quer começar a sua aventura no estrangeiro? Apesar da pandemia, os nossos conselheiros EURES estão prontos para aconselhar e apoiar os candidatos a emprego na procura de oportunidades em toda a Europa. Contacte o Serviço de apoio EURES para começar hoje.
 

 

Ligações relacionadas:

Actiris International

Contacte o Serviço de Apoio EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procure Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Tópicos
Melhor prática EURESHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.