Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia19 de abril de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Trabalho ou universidade – O que é melhor para si?

Tomar decisões sobre o futuro nunca é fácil, sobretudo quando se tem a vida pela frente e se está preocupado com a escolha de um caminho errado.[A(1]  Uma das primeiras grandes decisões a tomar por muitos jovens surge logo após concluírem a escola: ir para a universidade ou integrar-se diretamente no mundo do trabalho? Esta é uma velha questão para a qual não existe resposta fácil. Reunimos algumas ideias que esperamos possam ajudá-lo a decidir o que é melhor para si.

Work or university – which is right for you?
Shutterstock

Depende do que quer fazer da sua vida…

Existem algumas áreas que exigem como norma que os empregados tenham uma curso universitário. É o caso das áreas tradicionalmente mais académicas, como medicina, matemática ou ciências, que exigem anos de estudo para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários.

No entanto, algumas áreas, especialmente as mais orientadas para a vocação profissional, podem valorizar tanto o curso universitário como a experiência profissional, já que esta proporciona as competências práticas de que carecem alguns cursos universitários. Pense no tipo de carreira que gostaria de seguir e poderá concluir que é isso que vai determinar a direção a seguir.

…e se realmente ainda não sabe

Mas e se ainda não sabe o que quer fazer? Bem, escolher uma universidade ou emprego não significa que vá ingressar nessa carreira para o resto da vida. Se, numa fase posterior, pretender mudar para uma área diferente, o tempo que passou na universidade ou a trabalhar nunca será perdido. As competências em matéria de comunicação e digitais são transferíveis e universais, e serão sempre úteis para onde quer que vá.

Talvez valha também a pena consultar competências e funções profissionais particularmente procuradas pelos empregadores. Talvez encontre algo que desperte o seu interesse e que aumente as suas hipóteses de conseguir um emprego, independentemente de decidir entrar diretamente para o mercado de trabalho ou fazer primeiro um desvio pela universidade.

Existem implicações financeiras

O dinheiro é sempre uma questão incómoda, mas é uma consideração importante, em particular nos países onde os jovens saem da universidade com uma dívida elevada. A maioria dos cursos envolve quase sempre custos que o podem perseguir após concluir os estudos universitários, ao passo que um emprego permite-lhe fazer poupanças.

No entanto, o investimento pode compensar a longo prazo, pois ter um curso universitário abrirá as portas para empregos com salários melhor remunerados. Existem também oportunidades de bolsas de estudo disponíveis em muitos países da UE, que podem ajudar os jovens durante os estudos universitários sem estarem sujeitos ao longo processo de reembolso da dívida no fim do curso.

Pode optar por ambos

Quer seja para ganhar dinheiro extra ou experiência, muitos estudantes universitários conciliam os seus estudos com um trabalho a tempo parcial. Tal nem sempre é possível, especialmente se o curso que está a tirar exige uma carga de trabalho elevada, mas pode ser uma boa forma de tirar o melhor proveito de ambos os mundos.

Por outro lado, só porque decidiu entrar no mundo do trabalho, não significa que estudar tenha deixado de ser uma opção. O ensino à distância aumentou consideravelmente graças aos avanços tecnológicos, ao passo que os cursos a tempo parcial oferecem uma flexibilidade que permite uma adaptação às suas necessidades.

São cada vez mais as universidades que estão a ajudar a resolver este dilema ao oferecer cursos que envolvem as vertentes estudar e trabalhar. A participação num curso desta natureza permitir-lhe-á beneficiar do melhor que ambos os mundos têm para oferecer. Por isso, porque não investigar o que as universidades no seu país ou no estrangeiro têm para lhe oferecer?

Existe uma terceira opção

Estágios de aprendizagem, estágios e estágios profissionais são outra forma de colmatar o fosso entre trabalho e estudo. Constituem também uma excelente forma de dar o pequeno passo para uma área ou carreira que seja do seu interesse e de ganhar experiência útil. Verifique a secção oportunidades para os jovens da Drop’pin@EURES para iniciar a sua pesquisa de aprendizagem e estágio ideais.

Claro que existem muitos outros pontos a considerar, esta não é uma decisão fácil, mas esperamos ter ajudado a identificar algumas das principais considerações! E seja qual for a sua decisão, porque não acrescentar outra dimensão ao fazê-lo noutro país? O nosso artigo sobre Estudar, fazer formação ou trabalhar no estrangeiro contém alguns conselhos essenciais antes de começar.

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontra um Conselheiro EURES.

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Bases de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos da EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
  • Sugestões e Dicas
  • Notícias/relatórios/estatísticas
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.