Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia22 de março de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

O que é o EFP e porque é importante?

Enquanto jovem candidato a emprego, aspirante a aprendiz ou potencial empregador, provavelmente já se terá cruzado com o termo «EFP» É um acrónimo popular no mundo do emprego, mas o que significa realmente para os jovens e as empresas e porque é importante?

What is VET and why should it matter to me?

O que é o EFP?

EFP designa «ensino e formação profissionais». Em termos simples, é o ensino e a formação em competências técnicas e profissionais específicas. Alguns setores onde o EFP é particularmente comum são os setores hoteleiro, retalhista, da engenharia, da contabilidade e administrativo.

Quais são as vantagens do EFP?

Para os jovens, as oportunidades de EFP podem ser divertidas, práticas e criativas. Põem de parte as aptidões puramente académicas e centram-se nas competências práticas que ajudam cada um a descobrir os seus talentos. O ensino e formação profissionais ficam, além disso, muito bem no currículo, o que pode abrir portas na altura de procurar um emprego.

Para as empresas e organizações, o EFP cria potenciais trabalhadores ao dotar os aprendizes das competências que fazem falta no mercado de trabalho. Investir diretamente em EFP também permite aos atuais trabalhadores melhorarem as suas competências, ajudando a respetiva empresa ou organização a manter-se competitiva e a crescer.

Que tipos de EFP existem?

Muitas escolas, faculdades, universidades e organizações oferecem oportunidades de EFP em diversas áreas. Algumas combinam aulas teóricas com trabalho prático, enquanto outras enfatizam mais a aquisição de experiência em situações reais, como cortar cabelo no cabeleireiro da faculdade ou cozinhar para os clientes no restaurante da faculdade.

Graças à sua flexibilidade, os cursos através da Internet estão a tornar-se cada vez mais populares. O facto de permitirem escolher a hora, o local e o ritmo do estudo faz com que sejam uma opção particularmente adequada para pessoas com compromissos prévios ou limitações a nível das deslocações.

Os programas de aprendizagem e estágios em empresas e organizações também podem ser classificados como EFP, uma vez que dotam as pessoas das competências de que necessitam para se destacarem num determinado setor.

Qual o apoio prestado pela UE ao EFP?

A UE apoia, desde há muito, o EFP como forma de aumentar a empregabilidade, desenvolver uma mão-de-obra qualificada e fortalecer a economia da Europa. Um bom exemplo deste apoio é a primeira Semana Europeia da Formação Profissional, que foi lançada em 2016 para celebrar e promover o EFP.

Uma outra excelente iniciativa de apoio ao EFP e às oportunidades para os jovens é a Aliança Europeia para a Aprendizagem. Esta plataforma reúne os governos com os prestadores de EFP e outras organizações, com o objetivo comum de melhorar a qualidade e a oferta de programas de aprendizagem na Europa. O Corpo Europeu de Solidariedade é outra iniciativa que oferece oportunidades, estágios e programas de aprendizagem num amplo leque de setores a jovens altamente motivados e com consciência social.

Como posso participar no EFP?

Para os jovens à procura de um curso de EFP, os prestadores de serviços educativos locais e os centros de formação são um excelente local para começar. Também poderão encontrar um vasto leque de oportunidades, tanto a nível nacional como no estrangeiro, pesquisando em sítios como o Droppin@EURES.

Para as empresas e organizações, programas como o Erasmus+ oferecem e apoiam diversas oportunidades relacionadas com EFP.

Onde posso obter mais informações?

O sítio sobre Educação e Formação da Comissão Europeia tem algumas informações úteis sobre o trabalho da UE no domínio do EFP.

O Cedefop é o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional e apoia o desenvolvimento e a execução das políticas europeias em matéria de EFP.

O Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais (ECVET) apoia o estudo e o trabalho no estrangeiro ao facilitar a obtenção do reconhecimento das competências e conhecimentos relacionados com o trabalho.

 

Ligações úteis:

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Formação EURESPartes interessadas externasSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoJuventude
Seções relacionadas
Aprendizagem
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.