Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia18 de abril de 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Utilizar o seu perfil do LinkedIn para atrair com sucesso os empregadores

Pelo menos 75 % dos empregos são preenchidos através de referências pessoais, redes sociais e redes pessoais de recrutadores, pelo que não deve subestimar a importância de um forte perfil no LinkedIn. O seu perfil é a primeira coisa que os empregadores vão consultar antes de entrarem em contacto consigo. Nesse sentido, seguem-se algumas dicas para garantir que utiliza a plataforma com sucesso:

Using your LinkedIn profile to successfully target employers
Shutterstock

Otimize o seu perfil


Tal como com o seu CV, o perfil no LinkedIn é uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão. A diferença é que este perfil pode ser visualizado clicando num botão, a partir de qualquer parte do mundo e em qualquer momento! Segue-se uma breve lista de verificação para garantir que o seu perfil causa o impacto desejado:

  • Inclua um título claro. Os recrutadores devem compreender imediatamente qual é a sua área de especialidade para verificarem se a mesma se enquadra nas suas vagas.
  • Utilize a caixa de resumo para mostrar por que razão seria um ótimo trabalhador. Não o torne muito longo ou pode não ser lido na totalidade. Escreva algumas frases sobre os seus objetivos de carreira e o que pode oferecer a uma empresa. Em seguida, inclua um segundo parágrafo especificando as competências que tem para oferecer.
  • Torne o seu perfil fácil de encontrar. Definir o seu perfil como «disponível ao público» ou pelo menos «pesquisável» aumentará a probabilidade de o mesmo ser visto por possíveis empregadores.
  • Peça aos seus antigos empregadores ou colegas recomendações por escrito. Uma referência pessoal é mais favorável do que simplesmente recolher confirmações na sua lista de competências.
  • Liste os seus empregos anteriores (ou o atual) e disponibilize detalhes da função desempenhada. Lembre-se de indicar as suas melhores realizações e as competências ou experiência que adquiriu.
  • Mencione qualquer organização profissional da qual seja membro.
  • Adicione os seus interesses pessoais e passatempos mais interessantes que melhor refletem as suas competências. Um deles pode ser o fator decisivo que mostra ao recrutador a função que poderia desempenhar na empresa.
  • Escolha uma fotografia profissional. Utilize a sua melhor fotografia. Mostre o rosto e certifique-se de que passa a imagem certa do tipo de pessoa que é. Deve ter um aspeto simpático e positivo, mas profissional.
  • Verifique se existem erros ortográficos ou gramaticais. Escreva primeiro os seus textos num documento para utilizar as verificações automáticas. Leia tudo cuidadosamente antes de publicar o seu perfil. Use um dicionário se tiver dúvidas quanto à ortografia.

Agora está pronto para a procura de emprego!

Faça uma lista de empresas-alvo

Comece por todas as empresas onde gostaria de trabalhar e onde poderia aplicar as suas competências profissionais. Inclua o seu empregador anterior para entrar em contacto com qualquer antigo colega que possa alargar a sua rede.

Use a Pesquisa de Empresas do LinkedIn para encontrar outras empresas na sua área de trabalho. Pesquisar palavras-chave pode ser um bom ponto de partida e pode depois ordenar a pesquisa por localização e se tem algum contacto na mesma. Inclua quaisquer concorrentes ou empresas parceiras do seu empregador anterior.

Encontre o «Top Dez»

Pesquise no Google os principais empregadores no seu setor. Em seguida, procure opiniões de trabalhadores em sítios Web como o Glassdoor. Fique atento a quaisquer artigos de notícias recentes que possam dar-lhe uma ideia de como está a correr o negócio.

Consulte as Company Pages do LinkedIn destas empresas para ver quantos trabalhadores têm.

Entre em contacto

Utilize a ferramenta de pesquisa do LinkedIn para encontrar pessoas que trabalham em cada empresa. Isto mostrar-lhe-á quem já conhece, seja através dos seus contactos diretos e de qualquer antigo estudante da universidade, seja através de grupos ou discussões de interesses especiais.

Envie uma mensagem diretamente a qualquer pessoa que esteja ligada a quem trabalha lá. Diga-lhe que está interessado em trabalhar na empresa e peça conselhos sobre quem deve contactar sobre qualquer trabalho disponível.

Procure os responsáveis pelo recrutamento ou qualquer outra pessoa que ocupe um cargo de responsabilidade no departamento em questão. Se tiver contactos em comum, poderá enviar-lhes diretamente um convite de ligação. Caso contrário, o LinkedIn apresentará sugestões de pessoas que podem apresentá-lo. Inclua sempre uma mensagem de apresentação para mostrar o seu interesse na empresa. Indique o que pode oferecer à empresa e que gostaria de ter conhecimento de qualquer vaga disponível que surja.

Encontre empresas ou pessoas que correspondam aos seus interesses

Está à procura de uma mudança? É um designer gráfico que quer criar capas de livros originais? Adora desporto e quer fazer carreira a criar roupas desportivas? Procure empresas relacionadas com os seus interesses e veja em que cargos as pessoas trabalham nas mesmas. Estabeleça novos contactos com outros trabalhadores com interesses semelhantes. Estes podem colocá-lo em contacto com outras empresas para ampliar a sua procura de emprego.

Seguir empresas próximas dos seus interesses dar-lhe-á motivação para continuar a procurar emprego. O que importa lembrar é: não espere pelo anúncio — dê o primeiro passo para estar disponível assim que a vaga de emprego surja. Entre em contacto com os empregadores para os quais acredita que vale a pena trabalhar. Demonstrar esse interesse pessoal pode fazer toda a diferença para o seu perfil de estrela e ajudá-lo a conseguir aquele emprego que sempre ambicionou!

Quer saber mais sobre como tirar o máximo partido deste versátil canal de rede social e chamar a atenção dos recrutadores? Consulte as nossas 10 formas de se destacar no LinkedIn.

 

Hiperligações relacionadas:

EURES LinkedIn page

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um membro da rede EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoCaixa de ferramentas da UE para mobilidadeSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoMídia socialJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.