Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia29 maio 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Oito boas ferramentas de colaboração em linha para equipas à distância

O trabalho à distância tem as suas vantagens. Não se perde tempo em deslocações para o escritório e é possível trabalhar com roupa mais confortável. Mas, para quem trabalha em casa durante a pandemia, pode ser difícil colaborar ou acompanhar o trabalho dos colegas.

Top 8 online collaboration tools for remote teams
Shutterstock

Por essa razão, elaborámos uma lista de ferramentas em linha úteis para partilha de ficheiros, videochamadas e apresentações em linha, colaboração com colegas e gestão de projetos.

Nota: Todas as ferramentas neste artigo são de utilização gratuita mas também dispõem de versões pagas que oferecem funcionalidades adicionais.

Gestão de projetos

Asana

O Asana pode fornecer uma boa panorâmica de todos os projetos atualmente em curso na sua empresa. Permite criar listas de tarefas para projetos em curso, definir alertas de prazos e enviar pedidos aos colegas.

TRELLO

O Trello permite gerir projetos em linha através de notas em quadros. É como escrever apontamentos em folhas de papel e colá-los na parede, em colunas. Pode acrescentar informação, retirar os apontamentos da parede ou deslocá-los – tão fácil quanto isso.

Comunicação

Slack

O Slack é uma versátil ferramenta de colaboração que conta com milhões de utilizadores em todo o mundo. Permite enviar mensagens e ficheiros diretamente a destinatários individuais ou a grupos de colegas. Além disso, cada departamento ou equipa pode ter o seu próprio canal de comunicação.

Chanty

O Chanty é uma aplicação de conversação que permite comunicar com os colegas da equipa. Além do intercâmbio de mensagens de texto, também permite efetuar chamadas de áudio e vídeo ou partilhar o ecrã com os outros participantes na chamada.

Videoconferências

Zoom

O Zoom tornou-se muito popular, sobretudo desde o início da pandemia, como ferramenta privilegiada para efetuar videochamadas e apresentações e seminários em linha. Disponibiliza um vasto conjunto de funcionalidades e pode ser interligado com outros programas, tais como o Microsoft Outlook e o Google Calendar.

Whereby

O Whereby é provavelmente uma das ferramentas mais fáceis de utilizar para efetuar videochamadas. Não requer início de sessão nem o descarregamento de programas adicionais e é totalmente baseado no navegador de Internet.

Partilha de documentos e ficheiros

Dropbox

O Dropbox dispõe de uma interface de utilizador que permite o armazenamento e a partilha de documentos, mesmo com utilizadores de programas diferentes do Dropbox. É como armazenar ficheiros no disco rígido, basta arrastá-los para o ícone do Dropbox.

Google Drive

O Google Drive oferece 15 GB de armazenamento gratuitos, o que o torna provavelmente numa das ferramentas de partilha de ficheiros mais generosas. Os documentos ficam facilmente acessíveis ao utilizador e à sua equipa e podem ser acedidos em qualquer dispositivo.

Esperamos que estas ferramentas o ajudem a manter a sua equipa unida no atual contexto de distanciamento social.  Está a preparar a sua primeira reunião virtual ou seminário em linha? Veja as nossas sugestões para organizar uma reunião em linha.

 

Ligações úteis:

Asana

Chanty

Dropbox

Google Drive

Trello

Slack

Whereby

Zoom

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeMídia socialJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.