
Depois de terminar os estudos, Kirsten trabalhava como professora primária num «ótimo emprego» no seu país natal, os Países Baixos. «Tinha um apartamento muito bonito e gostava da minha vida», afirma Kirsten. «Mas continuava a ter o sonho de me mudar para a Suécia.»
Kirsten viu um anúncio de emprego através da EURES, a procurar um professor na Suécia. «Não era necessário falar sueco perfeitamente, por isso pensei logo que tinha chegado a minha oportunidade.»
Com a ajuda da EURES, encontrou um emprego no município de Mora, onde está desde janeiro de 2018.
Semelhanças e diferenças
Merlijn Scheperboer, outra beneficiária holandesa da EURES, também está a trabalhar no município de Mora desde agosto de 2017. No entanto, para Merlijn, a decisão de trabalhar na Suécia foi mais prática.
Merlijn estava a estudar na cidade sueca de Linköping, em 2017, quando recebeu uma «oportunidade maravilhosa». «Nunca tinha pensado em ficar cá depois de terminar os estudos, por isso nem estava à procura de emprego», admite Merlijn.
No entanto, decidiu aproveitar a oportunidade, pois sabia que seria difícil encontrar um emprego a tempo inteiro no setor do ensino na região de onde é oriunda, nos Países Baixos. «Só conseguiria ser professora de substituição, sem nenhuma segurança.»
«Quando o governo aumentou a idade de reforma, os professores mais velhos passaram a trabalhar mais tempo e existiam poucas vagas para professores mais jovens. Não era este o caso em todo o país, mas era assim na zona onde eu morava.»
«Temos de procurar além fronteiras»
Segundo Lara Feller, Conselheira EURES no serviço de emprego sueco Arbetsförmedlingen que acompanhou Kirsten e Merlijn, o Arbetsförmedlingen tem mantido uma estreita colaboração com o município de Mora desde 2016.
«Estamos a enfrentar uma escassez preocupante de professores na Suécia e temos de procurar além fronteiras», explica Lara.
«Como falo neerlandês, e como constatámos que os holandeses, em geral, não têm dificuldade em aprender a língua, foi o primeiro país que escolhemos.
«Escrevi um anúncio em neerlandês, publiquei nas redes sociais e rapidamente entrei em contacto com a Kirsten e a Merlijn. Convidámo-las para uma entrevista, mostrámos-lhes a escola e a cidade, e elas receberam ofertas de emprego.»
«A EURES ajudou-me em quase tudo»
A Lara e a EURES ajudaram em vários aspetos da mudança das professoras - «em quase tudo», segundo Merlijn.
«Lara Feller fala neerlandês, tal como eu. Por isso foi muito fácil comunicar com ela», afirma Kirsten. «Além de me ajudar a encontrar emprego, também me ajudou a encontrar um apartamento.»
«Sem dúvida que recomendaria a EURES a outras pessoas», afirma Kirsten. «Recebi toda a ajuda de que necessitava e a Lara continua interessada em saber como estou e como está o meu emprego (a correr).»
«A ajuda da EURES foi muito importante para mim e sem dúvida que recomendaria esta organização a quem está a pensar morar no estrangeiro», concorda Merlijn.
«Quando chegamos a um novo país, muitas coisas são um pouco diferentes e não sabemos onde ir ou que prioridades definir. A EURES é uma excelente ajuda para nos orientarmos.»
Se tem interesse em trabalhar no estrangeiro, porque não contacta o Conselheiro EURES local?
Ligações úteis:
Informações adicionais:
Encontre um ConselheiroEURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 28 março 2019
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Melhor prática EURESNotícias externas EURESNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoHistórias de sucessoJuventude
- Seções relacionadas
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles