Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia12 dezembro 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Entrevistas de «speed dating» em Madrid: a EURES Espanha e a EURES Suécia uniram-se para criar oportunidades no setor da restauração

A EURES Espanha e a EURES Suécia colaboraram na terceira edição de um inovador evento de «speed dating» para o setor da restauração. Este foi o último de uma série de eventos organizados no âmbito do projeto «Chefes na Suécia».

‘Speed dating’ interviews in Madrid: EURES Spain and EURES Sweden team up to create opportunities in the catering industry
© Daniel Bellón Serrano, 2018

«O projeto de recrutamento de chefes de cozinha começou em 2015, com pelo menos dois eventos de recrutamento em Espanha por ano», explica Daniel Bellón Serrano, conselheiro na EURES Espanha. «É um caso evidente de uma situação vantajosa para todas as partes: a Suécia tem um setor de hotelaria em expansão e a Espanha, com numerosas escolas profissionais em todo o país, tem uma longa tradição de formação de chefes de cozinha e outros profissionais de hotelaria.»

A edição de 2018 deste evento de recrutamento único realizou-se em Madrid e acolheu representantes de 10 restaurantes suecos (cinco em pessoa e cinco em linha) que procuravam chefes de cozinha para vagas nas suas empresas. Niklas Cramer, do hotel Falkenberg Strandbad, queria recrutar pessoal para o seu restaurante com vista para o mar. «Já tínhamos recrutado espanhóis anteriormente, com muito bons resultados», diz. «Recrutámos dois trabalhadores a tempo inteiro e quatro sazonais para o verão. Todos desenvolveram um ótimo trabalho e estou muito satisfeito!»

O evento realizou-se nos serviços públicos de emprego espanhóis, com base em entrevistas de estilo «speed dating». No espaço de algumas horas, os participantes tiveram oportunidade de participar em 4 a 8 entrevistas com os representantes dos restaurantes. «Foi bom, rápido e informal», refere Niklas. «Num curto período de tempo, foi possível conhecer muitos candidatos em pessoa.»

Um desses candidatos, a espanhola Rocío Rapallo Fernández, concorda. «Achei que era uma excelente forma de pôr em contacto os empregadores e os trabalhadores. Além disso, é possível ter uma ideia de como é a empresa e o local de trabalho.»

Rocío foi um dos 27 chefes de cozinha espanhóis que encontraram um novo emprego para a época de verão na Suécia graças ao evento. Apaixonada pela cozinha e uma viajante do mundo, procurava uma nova aventura gastronómica. «Tive a sorte de ser selecionada por diferentes empresas, pelo que tive a oportunidade de escolher a que mais se encaixava no meu perfil. Até agora, estou muito satisfeita com a empresa e o ambiente aqui na Suécia. Voltaria, definitivamente, a fazê-lo!»

Para além das sessões de «speed dating», os conselheiros EURES forneceram informações aos candidatos sobre a vida e o trabalho na Suécia, a documentação necessária à chegada e os vários esquemas de mobilidade oferecidos. Os conselheiros EURES também levaram os representantes dos restaurantes a visitar um dos centros de formação profissional em hotelaria de Madrid — a escola de hotelaria e turismo Simone Ortega  —, onde tiveram a oportunidade de ver, por si mesmos, a qualidade da formação que recebem os chefes de cozinha espanhóis. Isto suscitou o debate sobre a futura cooperação entre empresas suecas e centros de formação espanhóis.

O evento, no seu conjunto, revelou-se um grande êxito. «O feedback foi bastante positivo, tanto da parte dos candidatos a emprego como dos empregadores», afirma Daniel, «e os resultados das colocações foram bons. Naturalmente, depende das necessidades dos empregadores — e os nossos colegas suecos estão a fazer um trabalho notável com eles —, mas, se tudo correr como nos anos anteriores, penso que as equipas da rede EURES sueca e espanhola organizarão um evento semelhante no próximo ano.»

«Recomendaria, sem qualquer dúvida, esta experiência a todos os que gostam de viajar e trabalhar no estrangeiro», conclui Rocío. «É uma excelente forma de descobrir um país, a sua cultura e as suas tradições, sem deixarmos de nos sentir parte da comunidade local.»

 

Ligações úteis:

EURES Espanha Facebook

EURES Suécia Facebook

Emprego no setor do turismo

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoMelhor prática EURESNotícias externas EURESPartes interessadas externasNotícias internas da EURESTendências de recrutamentoHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.