Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia12 novembro 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Chefe de cozinha espanhol partilha uma inspiradora história de sucesso EURES

Um chefe de cozinha de Menorca realizou o seu sonho de trabalhar no estrangeiro ao encontrar emprego na Suécia e na Alemanha através da EURES.

Spanish chef shares inspiring EURES success story
Juan Carlos de la Cruz Pons

Juan Carlos de la Cruz Pons aprendeu o seu ofício de cozinheiro na ilha Balear de Menorca, onde adquiriu experiência profissional e qualificações em gastronomia e gestão de culinária. Apesar das boas notas obtidas, começou a pensar que precisava de procurar mais além para progredir na sua carreira e teve a ideia de deixar a ilha ou até mesmo Espanha.

Expandir os horizontes

«Tive a sorte de conhecer um grupo de voluntários europeus que passaram um ano em Menorca através do Serviço Voluntário Europeu», explica Juan Carlos. Pensava cada vez mais em ir para fora e esforçou-se por praticar o seu inglês.

«Passados alguns anos, em 2016, decidi interromper os estudos e explorar novos horizontes», recorda. «E então, aconteceu algo mágico: duas grandes amigos minhas, cada  uma delas ignorando que a outra me tinha contactado,  enviaram-me  uma oferta de emprego para trabalhar na Suécia através de um serviço chamado EURES.»

Resposta num dia

Juan Carlos decidiu enviar o seu CV e, para sua surpresa, recebeu uma resposta no espaço de um dia. «Foi incrivelmente rápido. Passei pelo processo de seleção e acabei por ir a Barcelona para entrevistas para vagas em várias empresas suecas; tudo isto foi gerido pela EURES.»

Juan Carlos recebeu três ofertas de emprego: uma em Helsingborg, uma em Gotemburgo e outra em Estocolmo. Foi apoiado ao longo do processo de recrutamento por conselheiros EURES de ambos os países, pagaram-lhe as despesas de viagem e pôde passar algum tempo nas três cidades. Após um período experimental bem-sucedido, Juan Carlos foi selecionado para o cargo em Estocolmo e poucas semanas depois mudou-se para lá.

Apoio contínuo

Infelizmente, após alguns meses, o trabalho em Estocolmo não correu como planeado. Juan Carlos contactou os seus conselheiros EURES, Arnau Soy Massoni (EURES Espanha) e Maria Thoren (EURES Suécia) e explicou a sua situação.

«O apoio foi imediato,» afirma. «Responderam de forma rápida e profissional. Tomaram nota do problema e propuseram várias soluções». Uma das opções era a transferência para outro empregador na Suécia, mas Juan Carlos decidiu fazer uma pausa e voltar para Espanha. Os conselheiros EURES, no entanto, deixaram claro que a porta continuava aberta para os contactar novamente no futuro.

Da segunda vez, teve sorte

Alguns meses depois, Juan Carlos decidiu mudar-se para a Alemanha, que considerou como outra oportunidade para começar uma nova vida - desta vez no país natal da sua companheira. «Decidi contactar novamente os meus conselheiros EURES», conta-nos. «Sabia que também havia a EURES na Alemanha, portanto pensei que talvez houvesse uma possibilidade de procurar trabalho através da rede.»

Com o apoio de Arnau, Juan Carlos contactou o Serviço de Emprego Internacional alemão (ZAV) e encontrou trabalho em duas semanas. Atualmente trabalha como subchefe de cozinha numa cozinha profissional em Saarbrücken e já foi promovido.

O trabalho árduo compensou

«Tive de passar por muita burocracia, preencher formulários e trabalhar arduamente», admite. «Mas não podia estar mais feliz.» Juan Carlos recebeu um apoio valioso do pessoal da EURES em três países e está-lhe extremamente agradecido.

«Atualmente, tenho um emprego e uma vida estáveis noutro país, e tudo isto graças a todas estas pessoas que tornaram possível a minha viagem e transição.»

Visite o Portal EURES para ficar a saber de que forma a EURES o pode apoiar. Pode também ler a história de Juan Carlos na versão original (em espanhol) aqui.

 

Ligações úteis

PORTAL EURES

EURES Espanha no Facebook

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Histórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.