Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia24 de janeiro de 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Skills for Jobs: como tirar o máximo partido da base de dados da OCDE

O mundo do trabalho está em mutação num contexto de desenvolvimentos tecnológicos e de globalização. Tanto para trabalhadores como para empregadores, é importante saber quais as competências mais procuradas - e as existentes em excesso - em determinados países e profissões. É aqui que intervém a base de dados Skills for Jobs [competências para empregos].

Skills for Jobs: How to get the most out of the OECD’s database
OECD

O que é a base de dados Skills for Jobs?

Lançada em 2017 pela OCDE, a base Skills for Jobs faculta informação sobre a escassez e o excedente de competências em 40 países, assim como sobre desequilíbrios profissionais.

A base de dados analisa competências cognitivas, sociais e físicas, e pode ajudá-lo(a) a compreender quais as competências difíceis de encontrar e quais existem em excesso - seja um candidato a emprego que procura otimizar o seu conjunto de competências, ou um empregador que tenta encontrar trabalhadores qualificados.

Por que motivo é importante?

Se for um trabalhador com competências existentes em excesso, pode acabar por ter de aceitar trabalho numa área não relacionada com a sua especialização ou abaixo do seu nível de qualificação, o que pode levar a insatisfação. De igual modo, caso não possua as competências necessárias para a sua carreira de eleição, pode ser difícil encontrar um trabalho satisfatório.

Enquanto empregador, pode ter dificuldades em preencher posições em aberto ou arrisca-se a ser ultrapassado quando tem de adotar novas tecnologias se não se mantiver a par das informações mais recentes sobre competências.

A base de dados Skills for Jobs pode ajudá-lo(a) a compreender melhor os desequilíbrios de competências e de que forma estes podem prejudicá-lo(a) ou ajudá-lo(a) e ao seu negócio.

Quais são então os empregos e as competências mais procurados e quais existem em excesso?

Nos países da OCDE (que incluem 21 Estados-Membros da UE), mais de 5 em 10 dos empregos «difíceis de preencher» dizem respeito a profissões altamente especializadas. Em contrapartida, menos de 1 em 10 dos empregos «difíceis de preencher» dizem respeito a profissões pouco especializadas.

Em termos de setores, a educação, a informática e os cuidados de saúde registam os níveis mais elevados de escassez de profissionais. Os setores do comércio por grosso, do comércio a retalho e da construção estão particularmente sobrecarregados, com um misto de excesso de trabalhadores e de procura reduzida.

Os conhecimentos de informática e eletrónica (por ex.: programação) estão no topo da lista de competências com elevada procura, seguidos de perto pela capacidade de discernimento e tomada de decisões, bem como as competências verbais e de comunicação associadas à resolução de problemas.

De que forma os desequilíbrios de competências afetam os trabalhadores?

Em média, mais de um terço (36 %) dos trabalhadores nos países da OCDE são sobrequalificados ou subqualificados para as suas funções (17 % e 19 %, respetivamente), o que reflete tanto uma fraca procura de competências como uma oferta insuficiente de trabalhadores qualificados.

Se for licenciado em humanidades ou em artes, é bastante provável que tenha um emprego não relacionado com a sua especialização, o que sucede também com os licenciados em ciências e agricultura. Em contrapartida, se for licenciado em ciências sociais, gestão, direito, saúde ou serviço social, tem mais oportunidades de trabalhar na área de estudo que escolheu.

De que forma a base de dados Skills for Jobs pode ajudar-me?

A base de dados oferece uma série de recursos.

Se está a pensar em mudar de carreira, a ferramenta Mudar de carreira? permite-lhe comparar o seu emprego atual com o que pretende, a fim de identificar as cinco principais competências, capacidades e conhecimentos de que poderá precisar.

A funcionalidade Desequilíbrios de competências apresenta as competências mais procuradas e as mais sobrecarregadas em 40 países. Clicando numa competência obtém uma definição e informação detalhada sobre as profissões relacionadas. Também é possível comparar os resultados de diferentes países e, em alguns países, de diferentes regiões.

A secção Imprensa e publicações é particularmente útil para empregadores, pois contém uma visão global dos desequilíbrios de competências em cada um dos 40 países, facultando um instantâneo útil das situações nacionais. Como tal, pode ajudá-lo(a) a melhor utilizar as competências disponíveis na mão-de-obra do seu país.
 

Ligações úteis:

Base de dados Skills for Jobs

Mudar de carreira?

Desequilíbrios de competências

Imprensa e publicações

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Tópicos
Notícias externas EURESSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticasTendências de recrutamentoJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.