Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia28 janeiro 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Trabalho sazonal nos Países Baixos: a história de Tomáš e Lívia

No verão de 2020, Tomáš e a namorada, Lívia, estavam interessados em trabalhar nos Países Baixos, mas não sabiam como concretizar esse sonho. A rede EURES pô-los em contacto com uma agência neerlandesa, a Flexible Human Services, que conseguiu ajudá-los.

Seasonal work in the Netherlands: The story of Tomáš and Lívia

Encontrar trabalho no estrangeiro

Tomáš e Lívia, estudantes eslovacos, estavam interessados em trabalhar nos Países Baixos durante as férias de verão de 2020. «Viajar é um dos nossos passatempos», afirma Tomáš, «e queremos incentivar as pessoas de todas as idades a não terem receio de ir trabalhar para o estrangeiro, que, sem dúvida, tem inúmeras vantagens.»

Começaram por contactar várias agências em busca de trabalho sazonal, mas sem sucesso, devido aos requisitos específicos que tinham. Por fim, encontraram a EURES Eslováquia, que colaborou com a EURES Países Baixos no sentido de os colocar em contacto com a agência neerlandesa Flexible Human Services. A Flexible Human Services organizou oito semanas de trabalho na empresa Triple A Logistics BV, na Holanda do Norte, com início em julho de 2020.

Oito semanas na Holanda do Norte

Tomáš e Lívia viajaram da Eslováquia para a Holanda do Norte de autocarro e comboio. «A primeira semana foi para entrar em modo de trabalho», relata Tomáš. «O início foi difícil, mas duas semanas depois já tínhamos uma boa relação com a equipa e o chefe.»

Tomáš e Lívia escolheram os Países Baixos por causa dos salários dignos e da atitude liberal e da tolerância em relação aos estrangeiros. Foi isto mesmo que testemunharam em primeira mão. «Sentimo-nos bem-vindos», diz Tomáš. «Ajudaram-nos com tudo; quando tínhamos um problema, contactávamos a agência ou a empresa para a qual trabalhávamos.»

Quando não estavam a trabalhar, Tomáš e Lívia partiam à descoberta da Holanda do Norte. «Durante essas oito semanas, aproveitámos os fins de semana para explorar belas cidades modernas e outras atrações», recorda. «Basicamente, os nossos planos resultaram e viajámos por todo o norte dos Países Baixos.»

Regresso aos Países Baixos

Após a excelente experiência de 2020, Tomáš e Lívia decidiram, no verão de 2021, voltar a procurar trabalho nos Países Baixos, com o apoio da EURES. «A nossa segunda viagem começou muito mais facilmente, pois sabíamos a quem nos dirigir», comenta Tomáš.

Desta vez, a EURES pô-los em contacto com outra agência neerlandesa, a Sagius. Em junho de 2021, foram de autocarro até à Holanda do Sul (os bilhetes foram reembolsados pela Sagius) para trabalhar para a empresa XPO Logistics.

Problemas de comunicação

Infelizmente, já na Holanda do Sul, Tomáš e Lívia demoraram algum tempo a ter acesso ao alojamento. Além disso, apesar de terem chegado num domingo, só receberam trabalho na quinta-feira seguinte.

Tornou-se evidente que a Sagius não tinha gabinete estabelecido na XPO Logistics, sendo o trabalho coordenado através de outra agência, a Adecco. Devido a problemas de organização na Adecco, ao longo das quatro semanas passadas na XPO Logistics, Tomáš e Lívia só trabalharam 15 dias. Apesar de frustrantes, estas circunstâncias proporcionaram a oportunidade de viajar pelo país. «Como estávamos no sul dos Países Baixos, conseguimos explorar uma área nova», afirma Tomáš.

Transferência para a Rhenus

Uma semana depois de debaterem estas questões com a Sagius, Tomáš e Lívia receberam a alternativa de trabalhar dois meses para a empresa Rhenus. «Só tínhamos ouvido falar bem da Sagius e concordámos com a agência», declara Tomáš. «A agência estava a par dos nossos problemas iniciais e não tardou a fazer os possíveis para comunicar melhor com os colaboradores.»

Tomáš e Lívia ficaram igualmente impressionados com os benefícios oferecidos. «Recebemos benefícios iguais aos de qualquer outro empregado da empresa. A Sagius procura cuidar do pessoal, o que resulta numa melhor dinâmica de equipa e num trabalho mais eficiente.»

Conselhos para outros candidatos a emprego

Relativamente ao segundo verão nos Países Baixos, Tomáš elogia o apoio prestado pela EURES. «Passámos mais um belo verão pleno de novas experiências», recorda. «Recomendamos a rede EURES, que facilita, gratuitamente, a procura de emprego no estrangeiro.»

Tomáš e Lívia destacam o apoio prestado por uma agente EURES em particular. «Agradecemos especialmente a Zuzana Kubovičová, responsável pela comunicação, pela cooperação e pelo intercâmbio de informações com as agências neerlandesas da rede EURES desde 2006», refere Tomáš. «A Zuzana enviou os nossos CV às pessoas certas, que cuidaram bem de nós. Estamos-lhe muito gratos por isso.»

Olhar para o futuro

«Ficamos muito contentes por haver clientes que nos contactam uma segunda vez, mesmo durante estes tempos difíceis», afirma Zuzana.«Sabem que conseguimos oferecer colocações seguras e os serviços gratuitos de que necessitam durante o tempo que passam a trabalhar noutro país europeu; estou contente com o facto de o nosso projeto de emprego sazonal com a EURES Países Baixos prosseguir em 2022 e espero ouvir as histórias de sucesso de muitos outros clientes.

Quer começar a sua aventura no estrangeiro? Apesar da pandemia, os nossos conselheiros EURES estão prontos para aconselhar e apoiar os candidatos a emprego na procura de oportunidades em toda a Europa. Contacte o Serviço de Apoio EURES para começar hoje.

 

Ligações úteis:

Flexible Human Services

Sagius

Adecco

Contactar o Serviço de Apoio EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoCaixa de ferramentas da UE para mobilidadeMelhor prática EURESNotícias externas EURESPartes interessadas externasNotícias internas da EURESNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticasTendências de recrutamentoMídia socialHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Ajuda e ApoioVida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.