Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia7 março 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Negociação salarial: Por onde devo começar?

Ao longo da sua carreira, poderá ter a oportunidade de negociar o seu salário. Trata-se de uma tarefa delicada. Pede um valor elevado e corre o risco de causar ofensa? Ou pede um valor baixo e corre o risco de subestimar as suas competências? Neste artigo, oferecemos algumas dicas para ajudá-lo a começar.

Salary negotiation: Where should I start?
EURES

Informa-te

Vai querer ir para a negociação com um valor claro do salário - ou faixa salarial - em mente para ter um bom ponto de partida no qual se apoiar. Mas é importante certificar-se que esse valor é realista, caso contrário poderá constatar que a negociação não corre como esperado. Pesquisar cargos semelhantes ao seu e os salários conexos, é uma ótima forma de obter um quadro claro sobre aquilo que deve esperar e dar-lhe-á uma posição de negociação geral mais forte.

Saiba o seu valor

Talvez seja muito bom em vendas. Talvez consiga digitar 70 palavras por minuto. Talvez consiga pegar num conceito e transformá-lo em algo mágico. Quaisquer que sejam as suas competências, fazem de si uma mais-valia para qualquer empresa. São também excelentes pontos de negociação, portanto certifique-se de que as tem em conta quando estiver a preparar o seu processo.

Deixe que a entidade patronal assuma o comando

Tal como você, a sua entidade patronal terá provavelmente um valor claro de salário em mente. Embora possa ser similar ao seu, também pode ser bastante diferente. Deixá-la que assuma o comando e revele o valor em primeiro lugar permitir-lhe-á ver até que ponto as suas expetativas estão próximas e dar-lhe-á a oportunidade de ajustar o seu próprio valor se assim o pretender.

Utilize uma abordagem impessoal

Aquilo que auferimos pode ter um grande impacto em muitas áreas da nossa vida, o que pode tornar a negociação salarial uma experiência muito pessoal. Embora seja algo compreensível, é importante tentar e manter, tanto quanto possível, as emoções fora do processo. Manter-se sereno e calmo ajudá-lo-á a mostrar uma postura profissional suscetível de agradar às entidades patronais. Ao tornar-se emocional, por outro lado, poderá conduzir ao risco de alienar a entidade empregadora e fragilizar a sua negociação.

Sem pressas

A negociação salarial pode ser assustadora e angustiante, pelo que poderá ser tentador acelerá-la o máximo possível. Resista a essa tentação! Não se precipite e certifique-se de que inclui todos os pontos que são importantes para si. A última coisa que quer é sair do processo de negociação com arrependimentos.

Esperamos que estes conselhos o ajudem a conseguir o salário que pretende. Boa sorte para as suas negociações!

Artigo elaborado em parceria com o EURES, Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasTendências de recrutamentoJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.