Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia20 setembro 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Gere ou está a criar uma pequena empresa? Eis como o EURES o pode ajudar

Tem menos de 250 trabalhadores? O seu volume de negócios anual é inferior a 50 milhões EUR? Se sim, a sua empresa é considerada uma pequena ou média empresa (PME). Quer esteja já em funcionamento ou apenas em fase de constituição, o EURES pode ajudar a simplificar os passos.

Running or starting a small business? Here’s how EURES can help
Shutterstock

Como começar

Enquanto cidadão da UE, tem o direito de criar uma empresa em qualquer Estado-Membro.

Para começar a eliminar os entraves burocráticos, aceda a Trabalho por conta própria (Condições de vida e de trabalho). No menu pendente, selecione o país onde pretende abrir a sua PME. Aqui poderá obter orientação passo a passo em todo o procedimento.

Aconselhamento sobre financiamento

O EURES não fornece financiamento direto, mas existem vários programas da UE que oferecem empréstimos ou subvenções consoante o tipo da sua PME. Para saber se existe um programa de financiamento para ajudar a sua PME, consulte o Guia para principiantes em matéria de financiamento da UE.

Se está a pensar contrair um empréstimo ou obter financiamento em capitais próprios, pode experimentar o COSME. Trata-se do programa da UE para a competitividade de empresas e pequenas e médias empresas (2014–2020). Oferece acesso a empréstimos através de instituições financeiras locais. Para saber onde se candidatar no seu país, aceda a Acesso a financiamento.

Se a sua PME estiver com dificuldades financeiras, a Comissão Europeia pode ajudá-lo a avaliar a sua situação e encontrar as melhores soluções. Saiba mais em Bankruptcy and second chance (Falência e segunda oportunidade).

Encontrar trabalhadores através do EURES

O EURES disponibiliza diferentes plataformas onde pode anunciar empregos e encontrar candidatos a emprego que satisfaçam os seus requisitos.

Registe-se gratuitamente como empregador para utilizar a Pesquisa de CV para Empregadores e encontrar pessoas que procuram emprego na sua área. Pode consultar os CV dos candidatos a emprego online e guardar os que são mais adequados.

Se pretender contratar jovens, incluindo aprendizes ou estagiários de toda a Europa, a Drop’pin@EURES poderá atender às suas necessidades.

Por que não publicar uma oferta de emprego no portal EURES? Aceda a Publicar uma oferta de emprego para saber como fazê-lo. Pode publicar uma oferta de emprego através da base de dados de empregos nacionais no seu país e ligá-la ao portal EURES. Selecione o seu país no menu pendente para encontrar o seu contacto local.

Direito do trabalho

Pretende contratar trabalhadores de outros Estados-Membros? Consulte as informações sobre autorizações de trabalho e como registar trabalhadores em Vida e trabalho.

Estabelecer contactos

  • Se pretender desenvolver-se a nível internacional, consulte a Rede europeia de empresas para obter aconselhamento e apoio. A rede possui milhares de peritos que o podem ligar a contactos internacionais úteis.
  • Consulte a página de próximos eventos nas Jornadas Europeias do Emprego. Estes eventos conferem-lhe a oportunidade de se encontrar com um grande número de candidatos a emprego num único local. Pode promover a sua PME e publicar ofertas de emprego. Também pode marcar entrevistas antecipadamente para recrutar trabalhadores durante o evento. Se não puder viajar para assistir aos eventos, pode participar através da Internet.
  • Existem também as Jornadas Europeias do Empregador, onde pode estabelecer contacto com outras empresas e profissionais de formação no seu setor.
  • E que tal participar numa feira de emprego internacional? É outra forma de se fazer notar e atrair os melhores trabalhadores. É também uma oportunidade de ficar a conhecer a concorrência.

Saiba quando todos estes eventos vão acontecer no Calendário de eventos do EURES.

Oportunidades comerciais

Oferece serviços de que a Comissão necessita? A Comissão contrata PME para a prestação de vários serviços. Saiba que contratos são oferecidos e talvez possa fazer uma proposta vencedora em resposta a convites à apresentação de propostas.

Em caso de qualquer dúvida, clique na ligação abaixo para contactar um Conselheiro EURES.

 

Ligações úteis:

Trabalho por conta própria (Condições de vida e de trabalho)

Guia para principiantes em matéria de financiamento da UE

Programa COSME

Acesso a financiamento

Bankruptcy and second chance (Falência e segunda oportunidade)

EURES – Pesquisa de CV para Empregadores

Drop’pin@EURES

Publicar uma oferta de emprego

Vida e trabalho

Rede europeia de empresas

Jornadas Europeias do Emprego

EURES – Calendário de eventos – Comissão Europeia

Convites à apresentação de propostas

Programas de apoio a empresas da UE

Conselheiro EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Falar com um  Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoCaixa de ferramentas da UE para mobilidadePartes interessadas externasSugestões e DicasDias de Trabalho/EventosNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoMídia socialJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.