Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia7 de junho de 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Em viagem com a EURES Finlândia

A UE apoia uma série de projetos na Finlândia rural. No final de abril de 2019, a EURES Finlândia e a Europe Direct Pohjois-Satakunta convidaram um grupo de estudantes e professores para uma viagem de autocarro às zonas locais para verem pessoalmente os resultados desse apoio.

On the road with EURES Finland
EURES

«Queríamos demonstrar aos jovens que a UE concede vários tipos de apoio diferentes», explica a representante da Europe Direct Krista Antila. «A UE ajuda a formar os percursos profissionais das pessoas, mas também apoia atividades de lazer, o turismo e a vida comunitária. Oferece também muitas oportunidades para experiências internacionais.»

«A nossa visão foi que, ao vermos as coisas com os nossos próprios olhos e ouvirmos falar delas às pessoas que trabalharam nos projetos, a mensagem positiva é captada de uma forma muito mais eficiente do que se simplesmente virmos um documentário em vídeo ou assistirmos a uma apresentação na sala de aula», acrescenta.

O itinerário da viagem foi cuidadosamente planeado de modo a abranger o maior número possível de projetos apoiados pela UE.

Partida: O autocarro foi buscar os estudantes e os professores à escola de Kankaanpää, uma cidade no sudoeste da Finlândia. Na viagem até à primeira paragem, Taina Tuovinen, da equipa EURES, falou sobre os serviços EURES disponíveis para os jovens e os empregadores e Krista fez uma apresentação sobre os projetos financiados pela UE que iriam visitar.

Paragem n.º 1: A primeira paragem foi em Käenkoski, na região de Parkano, onde foram mostrados aos alunos vários sítios beneficiários de financiamentos da UE, entre os quais um porto nas margens de um lago que tem um ferry que é um restaurante flutuante, uma sauna na praia e um terreno de golfe frisbee. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o terreno de golfe frisbee, que atravessa a floresta, e tentar enfiar os discos nos 18 cestos espalhados no terreno.

Paragem n.º 2: A segunda paragem foi o Museu Sílvicola de Parkano, que mostra a história da indústria silvícola desde a década de 1860 até aos nossos dias. Parcialmente financiado pela UE, o museu inclui uma sala de exposições, uma casa de toros de madeira, uma sauna, um estábulo de cavalos e uma oficina de máquinas silvícolas. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a área circundante e desfrutar da bela paisagem.

Paragem n.º 3: A estância Pyhäniemi, em Parkano, foi o terceiro destino da viagem de autocarro. Fundada na década de 1960 pelo empresário finlandês Kalevi Keihännen, a estância é hoje em dia formada por mais de 50 casas de férias e oferece uma grande variedade de atividades ao ar livre. Uma zona de jogos na praia, um ginásio ao ar livre, outro terreno de frisbees e um restaurante renovado são algumas das áreas financiadas pela UE que os estudantes tiveram a oportunidade de visitar.

Paragem n.º 4: A última paragem da visita acolheu os alunos numa casa de uma aldeia no norte de Parkano. A casa, que é a antiga escola da aldeia, está a ser renovada pelos habitantes da aldeia, que a compraram à câmara graças ao financiamento da UE.

A visita foi um grande êxito, como explica Taina, da equipa EURES: «Os alunos estavam felizes e demonstraram interesse em ver e aprender coisas novas. Alguns disseram que não sabiam que a UE tinha investido em locais próximos das zonas onde vivem e acharam fantástico.»

Krista concorda. «Estavam entusiasmados e muito concentrados durante a viagem. No autocarro, fizemos um jogo de perguntas e respostas com base nos factos que tinham aprendido ao longo do dia, e o resultado demonstrou que tinham estado com atenção. Obtivemos reações positivas da sua parte e houve quem perguntasse se iria haver outra experiência de aprendizagem deste género.»

Será que vai haver outra visita de autocarro? Krista está otimista. «Esta experiência foi muito boa e deu a conhecer os diferentes projetos em que a UE participa e o impacto que têm na vida quotidiana das pessoas na Finlândia rural. Foi também um ótimo esforço de colaboração com a escola, a Europe Direct, a EURES e as partes interessadas locais. Existem muitos projetos financiados pela UE na nossa região e, por isso, este tema é excelente.»

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Melhor prática EURES
  • Notícias internas da EURES
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.