Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia12 março 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

O CV certo para o emprego certo, graças à EURES Itália

A EURES Itália está a fornecer aos jovens candidatos a emprego ferramentas que os ajudam a dar os primeiros passos rumo a uma carreira internacional.

The right CV for the right job, thanks to EURES Italy
EURES Abruzzo

Em colaboração com a Universidade de Teramo, em Itália, a EURES Itália está a oferecer seminários que ensinam estudantes, licenciados e o público em geral a criar CV apelativos em italiano e em inglês.

Os participantes aprendem a redigir um CV em ambas as línguas, com base no modelo Europass europeu, a registar o CV no portal EURES, a redigir uma carta de motivação para empregadores em Itália e no estrangeiro, a redigir uma candidatura espontânea, a candidatar-se a uma oferta de emprego no portal EURES e a apresentar-se a uma entrevista de emprego.

Inúmeros jovens candidatos a emprego estão já a colher os frutos deste projeto. Um deles é Saverio Zappacosta, 24 anos, de Pescara, Itália, que frequenta a Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade e que está a passar um ano na Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos.

«Este seminário foi decisivo para mim, porque foi realizado imediatamente antes de eu partir para os Estados Unidos», afirma. «Permitiu-me compreender as diferenças entre os CV em diversos países e a forma de melhor apresentar as minhas competências de acordo com o país para onde ia e o tipo de emprego a que me candidatava. Antes deste seminário, não tinha consciência de que algumas das minhas competências eram muito específicas; aprendi a conferir-lhes maior destaque no meu currículo.» Saverio arranjou emprego logo que chegou aos Estados Unidos.

Outro participante satisfeito é Mirko Rabottini, 22 anos, de Teramo, Itália, que frequenta o segundo ano de Economia.

«O seminário foi fundamental para criar o meu curriculum vitae. Nomeadamente, aprendi muito sobre o modelo a utilizar e sobre como o adaptar a candidaturas específicas», afirma. «Acabei por criar um CV infográfico, bem como uma versão em inglês do CV Europass, com a qual me candidatei a vários empregos. Fui selecionado por três das cinco agências a que me candidatei.»

Anna Bongiovanni, Conselheira EURES estabelecida em Abruzzo, Itália, é responsável pela cooperação com a Universidade de Teramo. «A colaboração surgiu em 2011: em 22 de novembro desse ano realizámos o primeiro seminário, em que aconselhámos os estudantes sobre como redigir um CV em ambas as línguas», declara.

O evento passou a integrar permanentemente os dois Career Days realizados todos os anos na Universidade. O seminário seguinte teve lugar a 6 de novembro.

O Professor Christian Corsi, representante do Reitor da Universidade de Teramo, congratula-se com a colaboração com a EURES.

«O seminário faz parte do nosso Career Day, preparando os nossos licenciados e estudantes para entrevistas de emprego», afirma. «O seminário é muito útil para melhorar o conhecimento que os estudantes têm das ferramentas de pesquisa ativa. Muitos estudantes já beneficiaram desta formação, que sensibiliza os jovens participantes para a necessidade de estarem atentos às competências e aos perfis profissionais com procura no mercado de trabalho, de modo a poderem otimizar a sua empregabilidade.»

 

Ligações úteis:

Universidade de Teramo

Seminário da EURES Itália sobre a elaboração de CV

Modelo Europass

Ofertas de emprego no portal EURES

Career Day da Universidade de Teramo

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Bases de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos da EURES

Próximos Eventos online

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Melhor prática EURESSugestões e DicasTendências de recrutamento
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.