Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia5 janeiro 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

As nossas cinco melhores sugestões para os empregadores que regressam ao local de trabalho

Embora as regras e regulamentos em matéria de COVID-19 ainda sejam diferentes entre os países, enquanto empregador é importante certificar-se de que está preparado/a para um regresso ao local de trabalho. Estas são as nossas cinco melhores sugestões para acolher novamente os seus trabalhadores em segurança.

Our top 5 tips for employers returning to the workplace
EURES

1. Adapte o local de trabalho

Antes de anunciar à sua equipa o regresso ao local de trabalho, avalie o modelo e a organização de trabalho para reduzir a propagação de vírus como o da COVID-19. Talvez seja necessário aumentar o espaço entre os postos de trabalho, implementar um plano para uma limpeza regular e completa e afixar sinalética para informar o pessoal sobre as medidas que podem adotar para se sentirem mais seguros e para se protegerem.

Muitas organizações recorreram a plataformas em linha para comunicar e colaborar com colegas, pelo que, a partir de agora, o local de trabalho terá de considerar e permitir estas novas formas de trabalhar. Por exemplo, poderá ser necessário utilizar auscultadores ou espaços privados para a realização de chamadas ou reuniões virtuais.

2. Explore novas formas de prevenir infeções

A sensibilização para os riscos de propagar a infeção e a promoção da sua prevenção são encorajadas pela Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA.

Se já tiverem sido implementadas novas práticas no seu local de trabalho, certifique-se de que as expectativas em torno da saúde e segurança são comunicadas de forma clara, antes e durante o regresso ao trabalho, a fim de evitar qualquer confusão entre os trabalhadores. A sinalética de novos protocolos de limpeza, sistemas de hot-desk, a utilização de máscaras e a implementação de outras políticas novas poderão ajudar os seus trabalhadores a sentirem maior segurança e conforto.

3. Encare o regresso ao trabalho de forma gradual

Ao longo do último ano e meio, os seus trabalhadores podem ter estado a trabalhar a partir de várias localizações diferentes e, por isso, o regresso ao local de trabalho habitual pode ser um choque. Para permitir uma adaptação mais fácil a esta grande mudança nas suas rotinas diárias, considere a possibilidade de convidar a sua equipa para uma visita ao local de trabalho de modo a que, de forma gradual, possam ajustar-se e voltar a familiarizar-se com o novo ambiente. Isto pode significar, por exemplo, começar a trabalhar um dia por semana no local de trabalho e ir aumentando gradualmente o número de dias em que se trabalha no local de trabalho durante alguns meses.

Isto permite que os seus trabalhadores voltem a incluir as deslocações para o trabalho nas suas vidas e dá-lhes tempo para se organizarem com outros compromissos, por exemplo, na programação da assistência aos filhos em torno do novo horário.

4. Planeie!

A incerteza tem sido uma constante desde que a pandemia começou, mas ter um plano para gerir surtos e outras emergências sanitárias no futuro pode ajudar a minimizar as preocupações e a ansiedade no local de trabalho. No seu plano, deverá identificar de que forma a atividade será adaptada e como esta continuará a funcionar caso haja uma redução no número de trabalhadores por motivos de saúde ou restrições de deslocação a nível local. Além disso, deverá incluir orientações para a baixa por doença e informações e apoio aos quais os trabalhadores possam aceder.

Depois de ter um plano implementado, certifique-se de que o partilha com todos os membros da empresa. Isto reforçará a confiança na organização e ajudará a dissipar as dúvidas que os trabalhadores possam ter.

5. Promova e disponibilize apoio

No rescaldo da pandemia, o local de trabalho poderá não funcionar da mesma forma e isso poderá suscitar muitas questões entre os trabalhadores. Quando comunicar mudanças operacionais, considere a possibilidade de conceder aos seus colegas a oportunidade para colocarem questões e acederem a informação fidedigna. As questões colocadas podem ser encaminhadas para os membros da equipa hierarquicamente superiores ou para o departamento de RH, ou ainda partilhadas em privado numa chamada individual.

No rescaldo da crise sanitária, que foi para muitos um momento isolador e solitário, a promoção de boas práticas para o bem-estar pode ser outra forma de motivar a sua equipa.

Para mais informações sobre o regresso ao trabalho depois da pandemia, consulte As nossas cinco melhores sugestões para as pessoas que regressam ao local de trabalho.

 

Ligações úteis:

Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA)

As nossas cinco melhores sugestões para as pessoas que regressam ao local de trabalho

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e Dicas
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.