Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia22 outubro 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

As nossas cinco melhores sugestões para as pessoas que regressam ao local de trabalho

Depois de trabalhar a partir das nossas cozinhas, das nossas salas de estar e até dos nossos quartos durante a pandemia de COVID-19, o regresso ao escritório pode parecer um pouco assustador. Fique a conhecer as nossas cinco melhores sugestões para uma transição suave para o local de trabalho.

Our top 5 tips for employees returning to the workplace
EURES

1.Dê tempo para se adaptar

Caso o seu empregador autorize, tente fazer um regresso gradual ao seu local de trabalho normal. Numa primeira fase, ir ao local de trabalho uns certos dias por semana e trabalhar a partir de casa nos outros, ajudará a dar-lhe tempo para se adaptar às diferenças entre os ambientes de trabalho. Para muitos, o regresso ao local de trabalho será uma grande mudança, com mais gente, mais ruído e tempo de deslocação, e o regresso a tempo inteiro pode necessitar de algum tempo de adaptação para alguns.

2.Adapte a sua rotina semanal

Integrar um trajeto ao seu dia vai custar-lhe mais tempo do que deslocar-se para o seu espaço de trabalho em casa, o que significa que terá de se levantar mais cedo. Para se preparar para o regresso ao local de trabalho, mesmo que só um dia por semana, comece a pensar em levantar-se todos os dias à hora que seria necessário se tivesse de sair de casa e em preparar o almoço de véspera. Assim, não estranhará a mudança de rotina e o regresso ao trabalho será bem mais fácil.

3.Não tenha medo de fazer perguntas

Cada um vive o regresso ao trabalho de maneira diferente e as empresas estão a estudar várias políticas. Essas políticas podem suscitar numerosas interrogações. Antes de regressar ao local de trabalho, dê parte das suas questões ao empregador, quer elas digam respeito aos lugares de estacionamento, ao armazenamento de bicicletas e aos vestiários, ou a medidas de saúde e segurança. É importante saber o que o espera quando chegar ao local de trabalho. Quanto mais bem informado estiver, mais à vontade se sentirá. Se não conhecer as políticas de trabalho à distância ou as fórmulas de trabalho híbrido da sua empresa, encete o diálogo!

4.Explore novas formas de trabalhar

O mundo do trabalho pós-COVID-19 é muito mais flexível. Aproveite para começar a trabalhar mais cedo, de modo a evitar o trânsito nas horas de ponta, ou experimentar modelos de trabalho híbridos, caso a política da sua empresa o permita. Depois de se informar junto do seu empregador, descubra o que funciona para si e o que maximiza a sua produtividade, bem como a sua saúde e bem-estar. Pode ficar com mais tempo para consagrar à família e aos seus lazeres, tornando a semana de trabalho mais agradável e, ao mesmo tempo, respondendo aos seus objetivos em relação à empresa onde trabalha.

5.Não se esqueça das ferramentas online

Se tiver começado a usar ferramentas online mais colaborativas durante a pandemia, continue a utilizá-las no local de trabalho. Em muitos casos, a colaboração entre equipas e setores melhorou e estas inovações continuarão a ser úteis e a reforçar os sistemas de trabalho. As novas plataformas online terão um impacto duradouro nas práticas de trabalho e continuarão a permitir a comunicação entre colegas, independentemente do local onde se encontrem. Isto significa também que a sua abordagem ao trabalho não precisa de mudar quando regressar ao local de trabalho.

Para mais sugestões sobre o trabalho após a pandemia de COVID-19, leia o artigoPor que razão as competências sociais e a inteligência emocional são mais importantes do que nunca

 

Ligações relacionadas

Por que razão as competências sociais e a inteligência emocional são mais importantes do que nunca

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.