Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia9 setembro 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Abre em Bruxelas um novo balcão único de aconselhamento profissional personalizado

Um novo serviço de orientação educacional e vocacional em Bruxelas, que oferece um balcão único para estudantes, candidatos a emprego e trabalhadores que procurem emprego ou formação.

New one-stop shop for personal career advice opens in Brussels
Marc Buvé

O «Cité des Métiers – Beroepenpunt» foi inaugurado oficialmente a 23 de abril de 2018, na presença de um vasto número de altas personalidades, incluindo Marianne Thyssen, Comissária Europeia para o Emprego, os Assuntos Sociais, as Competências e a Mobilidade Laboral.

O centro está sedeado no piso térreo da Astro Tower, o mesmo edifício que alberga o Actiris – o serviço público de emprego para Bruxelas, que funciona como Gabinete de Coordenação do EURES para a região –, bem como outros parceiros do centro, como o VDAB (o serviço público de emprego para a Flandres) e o Tracé (através do serviço Leerwinkel). O Cité des Métiers – Beroepenpunt, à semelhança do Actiris, assegurará um atendimento bilingue, em francês e flamengo.

O novo espaço ocupa mais de mil metros quadrados e é inteiramente dedicado ao aconselhamento e orientação de qualquer pessoa à procura de informações sobre as múltiplas possibilidades disponíveis para a sua carreira, seja em termos de estudos, formação, trabalho, criação de empresas ou deslocação para outro país ou região.

De acordo com Marc Buvé, que trabalha para o Actiris, o objetivo do novo serviço é orientar os visitantes no desenvolvimento de um «projeto» personalizado para a sua vida profissional, que esteja adaptado ao atual mundo do trabalho.

Um dos seus principais focos, como explica Marc, é a mobilidade – incluindo a mobilidade transregional, transnacional ou internacional. Disponibiliza aconselhamento individual, providenciando aos visitantes informações sobre estudos, trabalho ou estágios noutro país ou região. São encorajados a «ousar» sair da sua zona de conforto e recebem aconselhamento sobre como aproveitar ao máximo a experiência.

Existem também planos para oferecer formação específica sobre a utilização do Portal da Mobilidade Profissional EURES e do sítio Web do Actiris. O sítio Web disponibiliza vários livros e recursos digitais e os conselheiros de mobilidade do Actiris – que são, de resto, membros do staff do EURES – também estão sempre presentes no edifício.

O centro é um projeto de cariz claramente colaborativo, o que lhe permite atender a qualquer necessidade específica dos seus visitantes. A equipa é composta por conselheiros do Actiris e da Bruxelles Formation, bem como por membros do VDAB e do Tracé. A equipa conta ainda com representantes do Polo Académico de Bruxelas, da Federação Valónia-Bruxelas, do Centro de Validação de Competências, do CEFA, Promotion Sociale, o EFP, o SFPME e a Worldskills Belgium.

Se vive na região de Bruxelas e está interessado em saber mais sobre oportunidades de emprego, formação, estudos e mobilidade, por que não visitar o centro hoje mesmo? O Cité des Métiers – Beroepenpunt fica na Avenue de l’Astronomie 14, a uma curta distância a pé da estação de metro de Madou. Para saber mais, visite:

www.citedesmetiers.brussels
 

Ligações úteis:

Cité des Métiers – Beroepenpunt (Em francês/flamengo)

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Melhor prática EURESFormação EURESNotícias externas EURESPartes interessadas externasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticasJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.