Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia18 de outubro de 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

«Um novo ambiente, uma nova cultura e novas pessoas»: EURES ajuda candidata a emprego francesa a encontrar emprego na Irlanda

Graças ao apoio que recebeu da EURES, Florence Pernock, da Normandia, encontrou emprego junto de um operador turístico francês na Irlanda. Falámos com Florence para conhecer a sua experiência na Irlanda, os seus conselhos a outros candidatos a emprego interessados em trabalhar no estrangeiro, e os seus planos para o futuro.

“A new environment, new culture and new people”: EURES helps French jobseeker find work in Ireland
Florence Pernock

Tendo trabalhado anteriormente como gestora de escritórios para uma empresa de contabilidade em Paris, Florence Pernock decidiu mudar-se para a Irlanda para adquirir experiência profissional num país anglófono. Enquanto estava à procura de emprego, Florence contactou a EURES e rapidamente encontraram um lugar para ela em Sligo, no Noroeste do país.

Florence trabalha agora como assistente na Alainn Tours, um operador turístico francês especializado em férias para turistas francófonos na Irlanda. «As minhas funções incluem trabalho administrativo geral, bem como ajudar a melhorar as atividades de comunicação, gestão e organização da empresa», explica Florence.

«Uma combinação mutuamente vantajosa»

Florence tem a agradecer a uma colaboradora especial da EURES, Georgie Pevrol, por apoiá-la na mudança para a Irlanda. «Ela foi realmente muito prestável e foi, na verdade, a pessoa que encontrou este emprego para mim», explica Florence.

«Logo que viu a oferta de emprego, contactou-me para dizer que este era O emprego ideal. Por isso, candidatei-me, e dois meses mais tarde, consegui!»

Florence recorda a forma como Georgie prestou um amplo apoio durante toda a sua procura de emprego e na mudança. «Aconselhou-me sobre o apoio financeiro que poderia receber para a entrevista no estrangeiro e a mudança para a Irlanda, e telefonou-me um mês e meio depois para averiguar se estava tudo OK. Ela foi realmente competente e útil em todo o percurso rumo à minha nova vida na Irlanda. Agradeço-lhe muito por isso!»

Georgie é modesta quanto ao seu envolvimento. «Foi um esforço de equipa», afirma. «A oferta de emprego foi-me enviada por uma colega, Marine, que estava em contacto com o empregador. Enviei-lhe o CV da Florence com uma boa recomendação, porque sabia que era uma candidata séria e qualificada.»

«Florence confiou na minha opinião e o empregador confiou na Marine, o que originou uma boa solução para todos!», recorda Georgie.

«É uma nova vida, mas estou a gostar»

Para Florence, o melhor de trabalhar no estrangeiro é descobrir «um novo ambiente, uma nova cultura e novas pessoas». «O povo irlandês é tão caloroso!» afirma.

Florence não tem certezas quanto ao futuro, em grande parte porque a sua cara- metade ficou em França quando ela se mudou para a Irlanda. No entanto, ela aproveitou o desafio de ir viver no estrangeiro.

«É uma nova vida, mas estou a gostar» afirma. «A mudança para um novo país não só é [benéfica] para melhorar uma língua, como também para aprender sobre nós próprios. Lamento apenas continuar a falar tanto em francês na Irlanda, pelo que aconselho a todos os que estejam a trabalhar no estrangeiro que estabeleçam, tanto quanto possível, contacto com a população local.»

«Se desejas realmente conseguir esta experiência no estrangeiro, mantém esse objetivo sempre presente e nunca desistas,» aconselha Florence. «Se acreditares em ti, tudo correrá bem.»

«Os serviços EURES são fantásticos e estou muito satisfeita com a forma como esta iniciativa ajudou a minha procura de emprego.»

Se estiveres também interessado(a) em trabalhar noutro país da Europa, visita ainda hoje o portal EURES para explorar milhões de empregos ou contactar um colaborador EURES na tua região.

 

Ligações úteis:

Portal EURES

Colaboradores EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’ pin@EURES

Falar com um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Histórias de sucesso
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.