Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia13 junho 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Uma feira de emprego a um clique de distância: talentos da informática de toda a Europa ligam-se para as Jornadas Europeias do Emprego em Linha da Irlanda

Imagine que está à procura de emprego e tem formação em software/informática ou competências de serviço empresarial e pretende desenvolver a sua carreira. Onde procuraria novas oportunidades? É pouco provável que o encontremos a consultar folhetos numa feira de emprego. Irá, muito provavelmente, fazer a maior parte das suas pesquisas na Internet Todo-Poderosa.

A job fair just a click away: IT talent from all over Europe plugged-into Irish European Online Job Day
E(O)JD

Agora, imagine que pode participar numa feira de emprego em linha, com apresentações de empresas, ofertas de emprego, um processo de inscrição simples, entrevistas e a oportunidade de conhecer potenciais empregadores: tudo a um clique de distância! E se lhe dissermos que isso já existe?

As Jornadas Europeias do Emprego (em Linha) são uma série de eventos contínuos e dinâmicos que reúnem candidatos a emprego e empregadores para promover oportunidades de emprego. No local ou em linha, estas feiras de recrutamento a nível europeu juntam candidatos a emprego com empregadores de outros países europeus. Os participantes também recebem conselhos práticos sobre viver e trabalhar no estrangeiro.

Em 4 de maio de 2017, a EURES Irlanda/Serviço Europeu de Emprego do Departamento de Proteção Social, com o apoio direto da Comissão Europeia, levou a cabo umas Jornadas de Emprego Europeias (em Linha) denominadas «Cork where IT is @......check IT out». Direcionado para os talentos na área da Informática e dos Serviços Empresariais de toda a Europa, o evento em linha tinha por objetivo atrair talentos das TIC para Cork, na Irlanda, para se juntarem às melhores empresas do setor, tais como a Apple, a Dell, a Google e a Logitech, entre outras. (Para uma lista completa das empresas que participaram no evento, pode ir a empresas).

Vem para Cork?

Os organizadores salientaram que Cork acolhe já 150 empresas internacionais, que atualmente empregam 28 500 pessoas. «A base sólida de empresas de renome internacional já existentes e de novas empresas irlandesas entusiasmantes, aliada a uma infraestrutura de qualidade e uma boa qualidade de vida, faz de Cork um local atrativo para as empresas e os candidatos a emprego», explicaram os Conselheiros EURES locais. Quer se veja a trabalhar para um gigante tecnológico ou uma start-up dinâmica que desenvolve tecnologias de ponta, Cork poderá ser o local ideal para si.

Em linha, tudo num só local

O evento teve lugar inteiramente em linha entre as 10 horas e as 13h30 de 4 de maio, foi transmitido ao vivo e a transmissão está disponível em linha aqui. Os candidatos a emprego tiveram a possibilidade de pesquisar e candidatar-se a empregos em tempo real; de contactar empregadores, marcar entrevistas e utilizar o chat ao vivo para tirar dúvidas. A EURES Irlanda fez ainda várias apresentações pertinentes e úteis, disponíveis no próprio dia para os candidatos a emprego. Uma dessas apresentações foi «O teu primeiro emprego EURES», que abordou o apoio financeiro europeu disponível para trabalhadores móveis. Outra apresentação falou sobre «Viver e trabalhar na Irlanda». Os empregadores divulgaram as suas necessidades de recrutamento publicando ofertas de emprego diretamente na plataforma, fazendo um rastreio e correspondência automática de currículos, agendando e realizando entrevistas em linha no dia do evento e organizando uma sessão de perguntas e respostas ao vivo, com potenciais trabalhadores.

As Jornadas Europeias de Emprego em Linha para as TIC foram organizadas pela EURES Irlanda/Serviço Europeu de Emprego do Departamento de Proteção Social, com o apoio direto da Comissão Europeia. O evento foi parte de uma iniciativa mais ampla – a Semana Europeia do Emprego, que procura dar a conhecer os serviços e os apoios que estão disponíveis para empregadores e candidatos a emprego através do Mercado de Trabalho Europeu. 

 

Ligações úteis:

Cork where IT is @......check IT out – página do evento

Cork where IT is @......check IT out – publicação no Facebook

EURES Irlanda

#ICTJobsCork

#EURESJobDays

 

Informações adicionais:

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Bases de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos da EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoDias de Trabalho/EventosNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoMídia social
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.