Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia31 maio 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Da Irlanda para a Croácia e de volta à Irlanda: como a EURES ajuda as grandes empresas a preencherem vagas internacionais

A Marriott International é uma das principais empresas de hotelaria do mundo, com uma cadeia de mais de 6000 hotéis em mais de 122 países. Com uma clientela tão diversificada, existe uma verdadeira necessidade de trabalhadores multilingues e a Marriott está sempre à procura de novos colaboradores qualificados.

From Ireland to Croatia and back again: how EURES helps big businesses fill international roles
© Luxury Reservations Ltd, 2013/Aileen O’Keeffe

A EURES e os seus consultores têm vindo a desempenhar um papel importante neste processo de recrutamento, em especial para o Centro de Atendimento ao Cliente da Marriott, em Cork, na Irlanda. «Atualmente servimos nove mercados linguísticos diferentes», explica Aoife Lyons, uma especialista em recrutamento do Centro. «Por vezes, precisamos de ajuda para assegurar o serviço nesses mercados, especialmente tendo em conta o crescimento económico que a cidade de Cork tem registado nos últimos anos.»

«É para o nosso cargo de especialista em reservas e atendimento a clientes que principalmente recorremos a recrutamento externo», acrescenta. «Consiste em esclarecer as questões dos nossos clientes em matéria de reservas, em vários mercados linguísticos.»

Hugh Rodgers, consultor na EURES Irlanda, ajuda a Marriott International de Cork a satisfazer as suas necessidades de recrutamento há mais de dez anos. «Divulgamos amplamente as vagas da Marriott no portal EURES e também temos acesso aos sítios Web nacionais», afirma. «Também recebo muito apoio através da rede de consultores EURES em países como a Croácia, a Dinamarca e os Países Baixos. Os consultores procuram candidatos adequados para essas vagas e divulgam‑nas nos seus próprios países.»

Um desses consultores é Martina Vidakovic, da EURES Croácia, que ao longo dos anos já ajudou um grande número de croatas qualificados a preencherem vagas em aberto no Centro de Atendimento ao Cliente da Marriott.

Foi de um encontro casual entre a sua colega e Hugh que nasceu a colaboração entre as duas delegações da EURES. «A minha colega Patricija conheceu o Hugh num curso de formação e comentou que muitos croatas falam alemão, bem como inglês», conta Martina. «O Hugh referiu que a Marriott International tem uma grande carteira de clientes alemães e que, portanto, as competências nessa língua são muito procuradas. Convidou‑a a fazer‑lhes uma visita, para perceber que a Marriott é um excelente empregador. O resto é história.»

Martina acredita que o facto de a Croácia ter sido o país que mais recentemente aderiu à UE contribuiu para que os esforços de recrutamento tenham sido tão bem‑sucedidos. «Com a abertura do mercado de trabalho, há muitos croatas que estão interessados em novas experiências no estrangeiro.»

«Os croatas adoram a Irlanda», acrescenta, «e existem muitas semelhanças culturais entre os irlandeses e os croatas. A Irlanda é um dos países que [os croatas] escolhem frequentemente para começar uma nova vida.»

A reação das pessoas que partiram para a Irlanda foi unanimemente positiva. «Esquecem‑se rapidamente de nós, porque têm uma ótima experiência a trabalhar na Marriott», ri‑se Martina. «Todas as opiniões que recebemos até agora confirmam que as pessoas estão satisfeitas e são bem tratadas!»

A experiência do Centro de Atendimento ao Cliente da Marriott é um excelente exemplo dos benefícios que a EURES pode trazer às empresas em toda a Europa.

«Creio que a EURES tem potencial para ser uma grande ajuda para as empresas que fazem recrutamento internacional», diz Hugh. «Tem um grande alcance em todos os países e uma rede de apoio muito boa. Possui também ferramentas para prestar assistência e informações, e pode oferecer um pacote muito abrangente aos empregadores.»

E, como representante de uma dessas empresas, qual é o ponto de vista de Aoife? «A EURES é útil, informativa e oportuna, e recorrer à rede é sempre um prazer!», regozija-se. «Presta‑nos um grande apoio em relação às nossas necessidades de recrutamento.»

 

Ligações úteis:

EURES Irlanda

EURES Croácia

Centros de Atendimento ao Cliente da Marriott International

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dadosde ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoMelhor prática EURESNotícias externas EURESPartes interessadas externasNotícias internas da EURESHistórias de sucessoJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.