Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia8 de abril de 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

De que forma a pandemia poderá afetar o mundo do trabalho em 2021

A pandemia de COVID-19 alterou as nossas vidas de muitas formas, em especial no trabalho. Os horários de trabalho, os instrumentos, os ambientes e as prioridades foram afetados pela crise sanitária. Continue a ler para descobrir porque é que trabalhar em 2021 pode ser diferente.

How the pandemic might affect the world of work in 2021
EURES

Trabalho mais flexível                                                                                                            Uma das maiores alterações causadas pela pandemia foi a mudança súbita para o trabalho em casa. Quer estivessem ou não preparadas, as organizações precisaram de recorrer ao trabalho à distância de um dia para o outro. Enquanto o trabalho em casa se tornou na nova normalidade, também o horário de trabalho sofreu alterações. No intuito de acolher uma nova rotina, por vezes, alguns pais tiveram de se reinventar para lidar com a responsabilidade de cuidar das crianças enquanto outros começaram a trabalhar mais cedo ou até mais tarde. As vantagens do trabalho flexível, como a melhoria do equilíbrio entre vida profissional e familiar e da produtividade, foram observadas no decorrer do último ano. Embora alguns escritórios voltem a abrir assim que as garantias de segurança o permitirem, muitas organizações deverão manter à disposição do seu pessoal opções de trabalho à distância e flexíveis, ainda que apenas durante um ou dois dias por semana.

Continuação da colaboração em linha                                                                                     A pandemia realçou a importância da tecnologia para o trabalho à distância e a colaboração em linha desde o início. Tal acelerou a adoção de diferentes tecnologias no local de trabalho, uma vez que as organizações passaram a depender delas para prosseguirem o seu trabalho num ambiente novo. Plataformas de comunicação como a Zoom e a Microsoft Teams  passaram a ser muito utilizadas e revelaram-se muito eficazes e essenciais para uma comunicação eficiente entre colegas, departamentos e empresas em  todo o mundo. Estas tecnologias tornaram-se cada vez mais populares e deverão continuar a sê-lo em 2021.

Ambientes de trabalho mais seguros                                                                                      A saúde e a segurança no local de trabalho nunca foram tão importantes. Novos e melhores protocolos, tais como a lavagem regular das mãos, a desinfeção e a limpeza geral, foram cruciais durante a pandemia e não deverão ser esquecidos num futuro próximo. Uma melhor ventilação, qualidade do ar e segurança poderão também ser introduzidas para proteger os empregados de futuros riscos para a saúde. Espera-se que muitos locais de trabalho forneçam uma vacina contra a COVID-19 aos seus trabalhadores e que possam utilizá-la para atrair novos trabalhadores.

Maior ênfase na saúde mental                                                                                                Os recentes debates em torno da saúde mental têm estado relacionados com a pandemia de COVID-19 e os desafios a ela associados. Os trabalhadores em todo o mundo tiveram de gerir a guarda de crianças, a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar e diferentes métodos de comunicação à medida que trabalhavam durante a pandemia. Com as opções de trabalho à distância suscetíveis de permanecer, os empregadores poderão ter de trabalhar arduamente para garantir o envolvimento dos seus trabalhadores, continuar a construir uma cultura de trabalho saudável e tornar o bem-estar dos trabalhadores uma prioridade.

Estas são apenas quatro formas de o mundo do trabalho poder parecer diferente em 2021, como resultado da pandemia. Se estiver interessado em saber mais sobre o impacto da COVID-19 no mundo do trabalho, consulte De que forma os empregadores podem resolver o desequilíbrio entre homens e mulheres gerado pela COVID-19 e Quatro setores de emprego com elevada procura devido à  pandemia deCOVID-19.

 

Ligações úteis:

Zoom

Microsoft Teams

De que forma os empregadores podem resolver o desequilíbrio entre homens e mulheres gerado pela COVID-19

Quatro setores de emprego com elevada procura devido à  pandemia deCOVID-19

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Tópicos
  • Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidade
  • Notícias/relatórios/estatísticas
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.