Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia1 novembro 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Como criar uma boa impressão... nas duas primeiras semanas

Quer se trate de um emprego a tempo inteiro, de um estágio profissional ou de um estágio a tempo parcial, as primeiras impressões são sempre importantes. Já se escreveram muitos artigos sobre como tirar o máximo partido dos primeiros segundos preciosos... por isso, pensámos que seria útil analisar as duas primeiras semanas. Afinal de contas, a adaptação a um novo local de trabalho pode demorar algum tempo!

How to make a good first impression… within the first two weeks
EURES

Não se atrase

A pontualidade é muito importante no local de trabalho. E não estamos só a falar em chegar todos os dias a horas (embora isso contribua enormemente para criar uma boa impressão!); entregar o trabalho dentro do prazo é igualmente importante. Provavelmente, não terá muitos prazos urgentes a cumprir nas primeiras semanas, mas terá tarefas a executar, e a sua celeridade ajudará os novos colegas a reconhecerem o seu valor e as suas capacidades.

Saiba vestir-se

Não, não estamos a dizer que toda a gente tem de usar fato – em alguns casos, isso seria até um pouco ridículo! Mas é importante ser inteligente na escolha do vestuário. Se vai estar o dia todo de pé, não use calçado desconfortável. Se vai interagir com clientes, não use roupa informal. Se vai estar a fazer tarefas ativas ou um trabalho manual, não use a sua melhor roupa de marca. Estes são conselhos óbvios, mas é surpreendente a quantidade de pessoas que não os seguem. Se não tem a certeza do que vai encontrar, talvez seja boa ideia perguntar. Depois de algum tempo no local de trabalho, compreenderá rapidamente o que funciona e o que não funciona.

Participe

Mostrar vontade de participar é uma forma segura de demonstrar entusiasmo e empenho. Não é raro haver períodos mortos nas primeiras semanas de um novo emprego. Se isso acontecer, porque não tomar a iniciativa e perguntar em que pode ajudar? Mantenha-se ocupado com o que puder – mesmo que não seja oficialmente da sua responsabilidade – e criará certamente uma boa impressão junto dos seus colegas.

Faça perguntas

As primeiras semanas num novo local de trabalho – na verdade, os primeiros meses – são um período de aprendizagem. Embora esta aprendizagem advenha, em grande parte, do trabalho que lhe dão para fazer ou dos seus colegas, há sempre espaço para aprender mais. Fazer perguntas demonstra interesse e revela a sua vontade e interesse em aprender. Talvez queira saber mais sobre um determinado assunto, ou talvez tenha curiosidade acerca de algo que leu ou ouviu. Porque não dar asas a essa curiosidade e perguntar?

Fale com a sua equipa

Os seus colegas são provavelmente um conjunto de pessoas inteligentes, com bagagens e personalidades diferentes. Vai passar muito tempo com eles a partir de agora, por isso faz sentido conhecê-los um pouco melhor – e dar-se a conhecer também. Que tal convidá-los para um café ou um almoço? Um ambiente mais informal pode ser uma boa forma de quebrar o gelo e começar a desenvolver relações com a sua equipa.

Para chegar às duas primeiras semanas num novo local de trabalho, tem primeiro de aperfeiçoar o seu CVe arrasar na entrevista. Por sorte, temos excelentes conselhos para lhe dar, para que entre com o pé direito na via para o sucesso!

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoCaixa de ferramentas da UE para mobilidadeMelhor prática EURESFormação EURESNotícias externas EURESPartes interessadas externasSugestões e DicasNotícias internas da EURESDias de Trabalho/EventosNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticasTendências de recrutamentoMídia socialHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.