Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia12 novembro 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Como lidar com os comentários negativos no local de trabalho

Nunca é fácil receber críticas no trabalho, mesmo que sejam construtivas. No entanto, embora possam ser difíceis de ouvir, as críticas vão, em última instância, ajudar-nos a progredir. Aqui ficam as nossas principais sugestões para lidar com a crítica no trabalho de uma forma positiva.

How to handle negative feedback in the workplace
© Shutterstock

Não deixe que suas emoções o dominem

Quer as críticas tenham sido feitas pelo seu chefe, por um colega, por um cliente ou por uma outra pessoa, lidar com comentários negativos pode ser desafiador. É pouco provável que a sua reação inicial seja a resposta mais racional, particularmente se o comentário for inesperado. É importante dar-se tempo para se acalmar, avaliar a situação e pensar antes de reagir. Não interprete os comentários negativos no local de trabalho como críticas pessoais; são apenas uma crítica ao seu trabalho e raramente um reflexo daquilo que é como pessoa.

Escute e dialogue

Mesmo que não concorde necessariamente com a crítica, um comentário construtivo é uma boa maneira de descobrir como os outros veem as suas ações no trabalho e de que forma pode corresponder melhor às expetativas. É importante ouvir o que seu chefe, colega ou cliente têm a dizer e interagir com eles de uma forma positiva. Deixe que a pessoa lhe transmita a sua avaliação da situação sem a interromper. Quando terminar, repita o que compreendeu. Se houver qualquer coisa de que não tem a certeza, peça mais explicações sem discutir ou argumentar o seu ponto de vista.

Aceite a crítica

Aprenda a desconstruir as críticas e a decidir o que quer aproveitar destas. Se o comentário tiver sido feito verbalmente, é uma boa ideia tomar nota do que foi dito para o caso de querer reconsiderar a questão. Pondere sobre quais poderão ser as próximas etapas para evitar voltar a receber o mesmo comentário no futuro. Por exemplo, talvez queira fazer uma lista de pontos de melhoria para que possa acompanhar o seu progresso. Para questões mais sérias, ou se o comentário foi feito pelo seu chefe, pode querer organizar uma reunião de acompanhamento para refletir sobre a forma como lidou com o comentário dele.

Seja amável

É muito provável que a pessoa tenha boas intenções e esteja a tentar ajudá-lo dando a sua opinião. Agradeça à pessoa pelo comentário — reconheça o esforço que fez e diga-lhe que aprecia a sua honestidade. Reagindo positivamente e sendo recetivo a um comentário construtivo, está a demonstrar que é um funcionário profissional e resiliente, e o seu chefe, colega ou cliente vão, provavelmente, respeitá-lo mais por isso.

Não seja demasiado duro consigo mesmo

Não vale a pena continuar a culpar-se por um erro que cometeu ou por uma situação que poderia ter gerido melhor. Lembre-se que ninguém é perfeito. Embora seja importante estar consciente dos seus pontos fracos, não perca de vista os seus pontos fortes e as suas realizações. Orgulhe-se daquilo que faz bem, e tente não pensar demasiado sobre os seus erros ou deixar que eles tenham um impacto negativo na sua confiança. Após se ter debruçado suficientemente sobre o comentário e ter refletido sobre como poderá lidar com a situação de forma diferente numa próxima vez, está na altura de seguir em frente.

Esperamos que estas sugestões o ajudem a lidar com comentários negativos no local de trabalho de uma forma positiva e a atingir todo o seu potencial profissional!

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um colaborador EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.