Skip to main content
EURES
Notícia22 de dezembro de 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Como promover o bem-estar entre os trabalhadores depois da COVID-19

Desde que a pandemia começou e até ao momento, o bem-estar tem vindo a tornar-se num tema cada vez mais popular à medida que trabalhadores de todo o mundo experienciam um novo equilíbrio entre vida profissional e pessoal resultante do teletrabalho. Leia as nossas cinco melhores dicas para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores após a crise.

How to foster wellbeing among employees post COVID-19
How to foster wellbeing among employees post COVID-19
EURES
  1. Certifique-se de que os seus trabalhadores se sentem seguros

Sair de casa e estar entre grandes grupos de pessoas tem deixado muita gente apreensiva quanto aos riscos associados, em particular num momento pós-pandémico. É importante não só tranquilizar os seus trabalhadores, mas também garantir a aplicação de protocolos adequados que lhes transmitam segurança durante o trabalho e sempre que visitam o local de trabalho. Isto pode incluir um sistema para a marcação de atendimentos, um limite no número de pessoas que podem estar no local de trabalho, o fornecimento de gel desinfetante e máscaras, a limpeza diária rigorosa do local de trabalho, a possibilidade de os trabalhadores exercerem as suas funções onde se sentirem mais confortáveis e perguntar-lhes o que é que no futuro seria mais confortável para eles.

  1. Oiça os seus trabalhadores

A forma mais fácil de saber como é que alguém se sente é falar diretamente com essa pessoa. A realização de reuniões regulares de acompanhamento, virtuais ou presenciais, pode ter um grande impacto positivo no dia de uma pessoa. Ter uma conversa amigável dá aos trabalhadores a oportunidade de lhe dizerem se estão com algum problema, o que lhe permitirá a si ajudá-los a encontrar uma solução antes de esse problema piorar. Garantir que as preocupações dos trabalhadores são tidas em conta melhorará o bem-estar geral e a motivação da sua equipa. Outras formas de saber como se sentem as pessoas incluem inquéritos anónimos, discussões de grupo e formulários de feedback.

  1. Crie e promova formas de as pessoas procurarem aconselhamento

Quer uma pessoa esteja com um problema no trabalho ou em casa, poderá ser benéfico ter alguém com quem falar. Considere a possibilidade de nomear uma equipa de voluntários dedicada ao bem-estar à qual os trabalhadores se podem dirigir sempre que precisarem de orientação ou de ter uma conversa de natureza confidencial. Algumas pessoas poderão não se sentir confortáveis a falar com alguém da própria equipa, por isso, certifique-se de que nomeia pessoas de diferentes departamentos. Promover a realização de uma formação dedicada ao bem-estar poderá também fornecer à sua equipa as ferramentas de que necessita para dar apoio aos outros e para melhorar a qualidade do seu aconselhamento.

  1. Dê prioridade à saúde mental

Atualmente, a saúde e o bem-estar mentais estão a ser discutidos de forma mais aberta no local de trabalho. Muitos empregadores tomaram medidas para tornar este tema numa prioridade, incluindo-o nas suas políticas de trabalho, por exemplo através da possibilidade de indicar a saúde mental como uma razão para se tirar um dia de folga e da implementação de medidas para manter o bem-estar. Isto envolveu a prestação de serviços de apoio, tais como o aconselhamento destinado a pessoas que sofrem com perturbações do foro mental. A promoção do bem-estar e a criação de consciência à volta deste tema no local de trabalho, ao tornar os trabalhadores mais satisfeitos e ao lhes transmitir segurança, pode ajudar a prevenir a doença mental.

  1. Aceite as mudanças causadas pela pandemia

A pandemia deu lugar a muitas mudanças, especialmente no que diz respeito ao trabalho. Estas mudanças geraram uma grande incerteza entre os trabalhadores; no entanto, constituem também uma oportunidade para o desenvolvimento das próprias atividades. A reestruturação, a reorientação e a reconstrução podem ser processos emocionantes e gerar mais oportunidades para os trabalhadores. Ao aceitar estas mudanças e adaptar-se a elas, a sua equipa poderá sentir-se motivada em vez de preocupada, e olhar para o futuro de forma mais otimista. Tirar o máximo partido das novas mudanças ajudará também a preparar a sua empresa para o futuro, por exemplo, através da utilização eficaz de plataformas em linha e da implementação de políticas de trabalho flexíveis ou híbridas.

Para mais informações sobre a gestão dos trabalhadores após a COVID-19, consulte a publicação Como motivar os trabalhadores no regresso ao trabalho após a COVID-19.

 

Ligações úteis:

Como motivar os trabalhadores no regresso ao trabalho após a COVID-19

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

    Informação detalhada

    Tópicos
    Sugestões e Dicas
    Setor
    Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

    Isenção de responsabilidade

    Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.