Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia22 de julho de 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Como posso transformar o meu estágio num emprego a tempo inteiro?

Um estágio não é apenas uma boa opção para adquirir competências e experiência: pode abrir a porta para a sua carreira futura. Se pretende tirar o máximo partido da oportunidade, apresentamos oito sugestões que podem ajudá-lo a transformar esse estágio num emprego a tempo inteiro.

How can I turn my internship into a full-time job?

Um estágio ou um programa de aprendizagem tem muitas vantagens, mas se espera que, no final, o empregador que proponha um emprego a tempo inteiro, tem de começar a pensar como um empregado.

Defina objetivos claros

Quando se candidata a um estágio, deve ter objetivos pessoais e profissionais claros. Mas também é importante criar algumas metas com base nas necessidades da empresa. Assim, nas conversas iniciais com o seu supervisor, não tenha receio de perguntar exatamente o que esperam de si, e transforme esta informação numa «lista de tarefas» a realizar durante o seu estágio. Metas claras dar-lhe-ão um objetivo, e a sua consecução proporcionar-lhe-á uma lista de realizações para impressionar o seu chefe no final do estágio.

Pense nas necessidades dos seus empregadores

Sim, está a fazer um estágio para desenvolver a sua carreira, mas quais são as necessidades dos seus empregadores? O que procuram atingir e por que motivo trabalham daquela forma? Se conseguir descobrir o que significa o «êxito» para aqueles que estão numa posição superior na organização e conciliar o que pensa sobre o seu trabalho com os objetivos empresariais dessas pessoas, estará no bom caminho.

Esteja preparado para executar tarefas menores

Embora seja importante ter uma visão mais global e pensar onde representar uma mais valia, haverá sempre trabalho menos interessante a fazer. E, sendo o estagiário, é muito provável que lhe peçam para o fazer! Contudo, se provar que também é capaz de executar tarefas menores, criará uma boa reputação. Se executar mesmo as tarefas mais básicas com entusiasmo e esmero, é provável que lhe confiem tarefas mais interessantes no futuro.

Esforce-se por se integrar

Como se vestem as pessoas no escritório? Quando falam entre si, são mais formais ou informais? Quanto tempo é demasiado para um intervalo para café? Cada local de trabalho tem a sua própria cultura, mas, se conseguir descobrir quais são as regras tácitas e as seguir, começará a integrar-se. E quanto mais fácil for a sua integração, maior será a probabilidade de as pessoas o verem como um colega e não como «o estagiário».

Diga-lhes que gostaria de ficar

Nem sempre é óbvio que o estagiário gostaria de ficar a tempo inteiro, depois de concluído o estágio. Por isso, torne-o óbvio! Quando falar com o seu supervisor, seja franco sobre o facto de encarar o seu estágio como o início de uma longa relação e pergunte-lhe o que pode fazer para tirar o máximo partido do estágio. Podem surpreendê-lo e dar-lhe uma ideia mais clara dos seus planos a longo prazo e da forma como pode integrar-se nesses planos.

Seja observador e ajude os outros

O seu colega está sempre a fazer arquivo quando poderia estar a fazer um trabalho mais importante? Pode oferecer-se para o ajudar? Se for suficientemente observador para notar quando pode facilitar a vida a um colega assumindo uma pequena parte do seu trabalho administrativo – e o fizer bem – lembrar-se-ão de si. Aspetos como a empatia e a amabilidade podem não fazer parte da maior parte das descrições de funções, mas são valorizados no ambiente de trabalho. 

Faça perguntas... oportunamente

Não tenha receio de fazer perguntas sobre o trabalho das pessoas, sobretudo se essas perguntas mostrarem que pretende compreender melhor a indústria ou o setor. Mas certifique-se de que é oportuno. Não interrompa trabalhos ou reuniões – espere por momentos em que as pessoas não estejam muito ocupadas e pergunte sempre se é uma boa altura para falar com elas. E a propósito...

Mostre o seu agradecimento

Agradeça sempre às pessoas o tempo que lhe dispensaram, sobretudo se fizeram uma pausa para o aconselhar ou informar. No final do seu estágio, pode mesmo deixar um cartão ou uma nota aos seus empregadores a agradecer-lhes a experiência... e a lembrar-lhes as suas informações de contacto, caso surja uma oportunidade de emprego a tempo inteiro.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Portal EURES

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Sugestões e Dicas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.