Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia27 março 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Manter a produtividade em teletrabalho

Sabemos que pode ser difícil trabalhar de forma produtiva num local diferente. Não deixe de ler os nossos quatro conselhos para manter a concentração.

How to be productive when you’re working from home
Shutterstock

Siga uma rotina

Quando fica em teletrabalho, é importante continuar a pôr o despertador, vestir-se e seguir a rotina normal. Apresentar-se como se fosse para o escritório pode ajudá-lo a sentir-se profissional e a ficar compenetrado. Mesmo não tendo de se deslocar para o trabalho, fixe uma hora para começar. Criar e manter uma estrutura podem fazer a diferença entre um dia produtivo e um dia improdutivo.

Crie um espaço de trabalho

Para se manter motivado ao longo do dia, poderá ser necessário arrumar uma divisão da casa e criar um espaço de trabalho, por exemplo, um escritório com uma secretária ou uma configuração mais inovadora na sala de jantar. A divisão com menos ruído ou vista para o jardim vai ajudá-lo a concentrar-se mais do que o sofá em frente à televisão. O importante é evitar e minimizar tudo o que o distraia das suas tarefas.

Quando entrar no espaço de trabalho, entre para trabalhar. Quando precisar de descansar, vá para outra divisão.

Programe intervalos

Faça o mesmo intervalo para almoço que costumava fazer e estabeleça breves intervalos regulares (por exemplo, um intervalo de 10 minutos por cada duas horas de trabalho). Separar claramente trabalho e intervalos promove a atenção. Os horários ajudam-nos a saber quando temos de estar concentrados e quando podemos descansar, contribuindo para o aumento da produtividade nos períodos de concentração do nosso dia.

Fale com os colegas

Poderá ter a sensação de não estar a trabalhar se não estiver sentado ao lado dos seus colegas, mas também pode interagir com eles à distância. Convide-os para uma reunião ou conferência por Skype para trocar ideias sobre o projeto em que está a trabalhar. Sentir-se-á assim mais motivado para aumentar a produtividade. Ver os colegas também ajudará a recordar que, mesmo fora do escritório, está no trabalho.

Manter a produtividade a trabalhar em casa ou à distância nem sempre é fácil, mas se seguir estes quatro conselhos e mantiver a estrutura do seu dia de trabalho, seguramente conseguirá alcançar os seus objetivos diários.

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoMelhor prática EURESSugestões e DicasJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.