
Conheça a sua situação salarial
Uma das primeiras coisas que deve fazer antes de pedir um aumento salarial é comparar o seu salário com o de outros trabalhadores no seu nível e setor. Existem muitas formas de o fazer. Pode perguntar ao responsável dos recursos humanos da sua empresa qual o intervalo de salários para o seu nível, falar com os colegas, visitar um sítio Web de comparação de salários a nível nacional ou procurar ofertas de emprego em linha para saber qual é o salário oferecido pelos outros empregadores para um trabalho como o seu. Um ótimo local para fazer isto é oportalEURES, que contém quase 4 milhões de empregos.
Fundamente o seu pedido
Faça uma retrospetiva e reflita sobre o trabalho que realizou desde o seu último aumento salarial (ou desde que foi recrutado). Tente obter estatísticas específicas, bem como exemplos de situações em que foi além do que era esperado para fazer o seu trabalho. Tal inclui horas extraordinárias, a realização de tarefas próprias de graus de remuneração superiores ao seu, orientação de novos colegas, etc. Quanto mais concretos forem os exemplos que apresentar ao seu gestor, mais sólido será o seu pedido de aumento.
Escolha o momento certo
Um erro comum que os trabalhadores frequentemente cometem quando pedem um aumento salarial é fazerem-no no momento errado. Evite períodos de grande atividade em que o seu chefe esteja sob pressão, ou períodos em que estejam a ser feitos cortes na empresa. Tente apanhar o seu chefe após uma grande conquista para a empresa.
Tenha também em conta as suas próprias tarefas. Está para breve alguma conquista importante ou um marco profissional? Então, é melhor esperar até que isso aconteça, para que possa ter melhores motivos para um aumento salarial.
Faça-o pessoalmente
Num mundo pós-pandemia em que o trabalho à distância se tornou a nova normalidade, poderá ser tentador pedir um aumento salarial por correio eletrónico. No entanto, se o fizer pessoalmente (ou por videochamada), poderá obter muito melhores resultados. As negociações salariais são uma conversa, por isso certifique-se de que marca uma reunião com o seu chefe onde possa falar em vez de trocar mensagens de correio eletrónico.
Não se subestime
Por vezes, é tão desconfortável pedir um aumento salarial que acabamos por pedir menos do que achamos que merecemos. Você é o seu melhor advogado, por isso não se subestime. Se acha que merece um aumento salarial de 10 %, peça 10 %. É pouco provável que o seu empregador lhe ofereça mais do que o que pede, por isso não seja condescendente consigo próprio.
Seja positivo e confiante
A linguagem corporal é muito importante nas negociações salariais. Mostre ao seu chefe que está confiante sobre o que acha que merece, mas não seja arrogante. Sente-se direito, com uma atitude positiva, e mantenha o contacto olhos nos olhos durante a reunião. Não se esqueça de destacar a sua gratidão pelo cargo que ocupa e por fazer parte da empresa.
Prepare-se para receber mais trabalho
Por vezes, as negociações salariais não decorrem como previsto. Se a resposta do seu empregador for «não», pergunte-lhe o que poderá fazer para ter direito a um aumento salarial. Poderá ser uma questão de assumir outras tarefas para demonstrar o seu valor.
Os prazos apertados são um desafio comum no mundo do trabalho. Saiba como lidar com os seus prazos, próximos ou distantes, e trabalhar sem stress.
Ligações relacionadas:
Depara-se com dificuldades no cumprimento de prazos? Saiba como nunca mais falhar outro prazo
Informações adicionais
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 6 de janeiro de 2023
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e DicasJuventude
- Seções relacionadas
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles