Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia6 de junho de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Regresso ao país natal: a vida dos polacos que regressam ao país ficou muito mais fácil

As pessoas têm uma tendência natural para viajar, mudar de local de residência e começar de novo. Temos de reconhecer que estar permanentemente ativo é um dos resultados do nosso mundo cada vez mais globalizado. Contudo, recentemente, começou a acontecer também o inverso. Cada vez mais polacos residentes no estrangeiro estão planear regressar ao país. Há cerca de 15 anos, a tendência era deixar a terra natal em busca de uma vida melhor. Agora, os polacos querem voltar a casa. No passado, a pergunta era porquê. Hoje, é quando...

Homecoming: Polish returnees’ lives made much easier

De acordo com o Vice-Primeiro-Ministro polaco, Mateusz Morawiecki, espera-se que entre 100 000 e 200 000 polacos residentes no Reino Unido regressem ao país. «Os polacos estão a começar a perceber que existem oportunidades entusiasmantes à sua espera na Polónia», afirma Mateusz Morawiecki. Com a economia polaca numa fase de grande crescimento, o fator «entusiasmo» está a ganhar mais ímpeto do que nunca. No entanto, para a maior parte das pessoas que passaram um período significativo no estrangeiro, voltar pode não ser assim tão fácil. O país de origem pode ser um local diferente no regresso do que era aquando da partida. Pode ser diferente daquilo a que estavam habituados. Irá, provavelmente, ser diferente do que as pessoas esperam.

É aqui que intervém Zielona Linia – um serviço público de emprego a nível nacional que ajuda os polacos que regressam à Polónia a reinstalarem-se no país. A agência desenvolveu uma campanha, atualmente em curso, denominada «Vai voltar à Polónia?» dirigida aos polacos que residem no estrangeiro e que já decidiram regressar ao seu país. A principal fonte de informação sobre este processo é o sítio da campanha, http://powroty.gov.pl. A campanha tem por objetivo prestar informações pormenorizadas, completas e atualizadas e ajudar nas formalidades que os polacos terão de cumprir. Fora da Internet, foi elaborada uma brochura impressa para ajudar a apoiar e a promover a iniciativa. Com informações sobre os principais domínios em que as pessoas podem obter informações e apoio, a brochura está disponível em polaco e em inglês.

Edyta Jaremko-Kuśmirak, conselheira do serviço público de emprego, observa que o objetivo é ajudar os polacos a lidar com todas as questões jurídicas, administrativas e da comunidade, ou até mesmo psicológicas. Estas abrangem um amplo leque de temas, entre os quais o registo no centro de emprego, a procura de emprego e questões fiscais, bem como a complicada transferência das prestações sociais para a Polónia. Entre os serviços prestados, encontram-se informações sobre como obter fundos para iniciar a sua própria empresa, apoio ao emprego, dicas para elaborar um CV e cursos de formação. Edyta e a sua equipa também prestam auxílio em domínios mais delicados, como o choque cultural inverso, a adaptação das crianças ao novo ambiente (possivelmente não pela primeira vez) ou a escolha da escola mais adequada.

«Ajudamos as pessoas que já decidiram que querem voltar a casa, mas não participamos ativamente no processo de tomada dessa decisão, tão importante e pessoal» afirma Agnieszka Juźwiuk, conselheira de emprego da Zielona Linia e web designer.

Se está a pensar regressar à Polónia, não deixe de visitar o sítio da campanha. E esteja descansado: a equipa da Zielona Linia irá responder a todas as suas questões, quer através de correio eletrónico, quer da linha pública de informação (n.º 19524). Não se esqueça de se manter a par das informações através do Facebook, onde pode também encontrar dicas valiosas, conselhos e vídeos úteis. Ainda tem dúvidas? Assista às sessões de perguntas e respostas ao vivo em vídeo todas as últimas quintas-feiras de cada mês na mesma página do Facebook e encontre resposta para todas as suas perguntas!

São estes tipos de desafios que a EURES Polónia, com a ajuda do serviço público de emprego polaco, espera superar com campanhas como esta. O seu objetivo consiste em criar uma plataforma mais acessível para os polacos que regressam ao país, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e obter informações atempadas e facultadas por especialistas, com profissionais dedicados e com outros polacos que já tenham beneficiado da ajuda da EURES.

 

Ligações úteis

Zielona linia, serviços públicos de emprego da Polónia

Campanha «Vai voltar à Polónia?»

Secção em linha de entrevistas e testemunhos de polacos que regressaram ao país

Campanha na página do Facebook

Estudo internacional sobre os desafios de regressar a casa – «choque da cultura reversa»

 

Informações adicionais

Encontra um Conselheiro EURES.

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Melhor prática EURESFormação EURESNotícias internas da EURESNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeMídia social
Seções relacionadas
Ajuda e ApoioVida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.