Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia8 de novembro de 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Contabilista francesa encontra novo desafio nos Países Baixos com «O teu primeiro emprego EURES»

Depois de passar um ano em Madrid e seis meses na América do Sul, Laurène Moulin ganhou o gosto pelas viagens. Com a ajuda de O teu primeiro emprego EURES, iniciou outro desafio no estrangeiro — desta vez nos Países Baixos. Estivemos à conversa com Laurène para ouvir a sua história.

French accountant finds new challenge in the Netherlands with Your first EURES job
Laurène Moulin/Remko de Bruin

Após obter o diploma universitário, Laurène disfrutou inicialmente de uma viagem de seis meses pela América do Sul. Ao regressar a França, voltou a decidir mudar-se para o estrangeiro — desta vez para trabalhar.

Laurène sempre teve «um gosto por desafios» e estava interessada em trabalhar nos Países Baixos uma vez que conheceu o seu namorado neerlandês durante o programa de intercâmbio Erasmus+ e queria ir para perto dele.

O primeiro emprego EURES de Laurène

Durante uma entrevista com a pôle emploi – a agência nacional de emprego que coordena os serviços EURES em França – Laurène descobriu «O teu primeiro emprego EURES, um programa para candidatos a emprego entre os 18 e os 35 anos de idade.

«Vi a brochura sobre como a pôle emploi poderia ajudar a procurar um emprego no estrangeiro. Mencionei isso durante a entrevista e fui encaminhada para um consultor especializado», conta Laurène.

Workshops específicos e apoio a longo prazo

Laurène pôde participar em seminários EURES específicos para obter mais informações sobre o mercado de trabalho, a cultura e a vida quotidiana nos Países Baixos.

«Participou no nosso workshop interno «viver e trabalhar nos Países Baixos» para adaptar o seu CV e carta de apresentação, e procurámos ofertas de emprego no portal EURES,» recorda Beatriz Espinosa, a colaboradora EURES que ajudou Laurène. «Laurène encontrou rapidamente trabalho e sugeri apoio financeiro para a deslocalização através de O teu primeiro emprego EURES.»

Laurène encontrou uma vaga de contabilista na empresa Domino’s Pizza. Embora localizada nos Países Baixos, Laurène é responsável pela administração financeira, pelo acompanhamento e apresentação de relatórios às sucursais francesas da cadeia.

«Recomendo plenamente a EURES assim como o programa O teu primeiro emprego EURES,» afirma. «Eles respondem a quaisquer perguntas que possam surgir sobre trabalhar e viver no estrangeiro, e a ajuda e o aconselhamento que prestam são realmente valiosos. Fui muito bem tratada. O acompanhamento dura até seis meses após o início da atividade, por isso, existe também um apoio a longo prazo.»

«A EURES prestou igualmente assistência financeira quando me mudei, o que facilitou tudo muito mais.»

«Uma grande oportunidade»

Laurène beneficiou da cultura de trabalho flexível e social nos Países Baixos. Trabalhar numa equipa internacional também ajudou a melhorar o seu inglês num contexto profissional, embora tal tivesse sido um desafio no início.

«Penso que a principal dificuldade que tive foi a barreira linguística», afirma. «Não sei falar neerlandês e não tinha grandes conhecimentos de inglês profissional no início. No entanto, pode-se aprender muito rapidamente, não sendo por isso um problema. O início de uma nova vida noutro país, e com um emprego de que gostei, foi uma grande oportunidade.»

«Se pensar demasiado, nunca chegará a ir!»

Toda a administração necessária para uma mudança para o estrangeiro, o registo como residente, a abertura de uma conta bancária, etc., pode desencorajar alguns candidatos a emprego. Laurène admite ter lidado com muitas formalidades administrativas, mas considera que não é motivo para desanimar ninguém.

«O preenchimento de toda a documentação é morosa, mas isso só acontece no início da mudança. Depois, tudo se normaliza», afirma. «Não pense demasiado,» aconselha Laurène. «Se o fizer, nunca tomará a decisão!»

Se estiver interessado(a) em trabalhar noutro país da Europa, visite ainda hoje o portal EURES para explorar milhões de empregos ou contactar um colaborador EURES na sua região.

 

Ligações úteis:

O teu primeiro emprego EURES

Erasmus+

Portal EURES

Colaboradores EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar Colaboradores EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Histórias de sucesso
  • Juventude
Seções relacionadas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.