Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia18 maio 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Ferramentas de aprendizagem de línguas gratuitas para ajudar a melhorar as competências em casa

Falar uma língua estrangeira é uma competência inestimável. Com efeito, além de aumentar a competitividade no mercado de trabalho, é um instrumento útil e frequentemente essencial quando se vive e trabalha no estrangeiro. São também numerosos os investigadores que defendem que aprender uma nova língua tem vantagens para o cérebro.

Free language learning tools to help you upskill from home
Shutterstock

Se agora passa mais tempo em casa devido à atual situação provocada pela COVID-19, poderá estar à procura de passatempos produtivos e de oportunidades para melhorar as suas competências. Nesse caso, aproveite para começar a aprender uma nova língua ou refrescar os seus conhecimentos.

Sabemos que não é o momento ideal para fazer um curso presencial, mas há muitas ferramentas virtuais gratuitas. Neste artigo, compilámos uma lista de algumas das nossas favoritas.

Duolingo:

A não ser que esteja a estrear-se na aprendizagem de línguas, já terá ouvido falar de Duolingo, que conta com mais de 300 milhões de utilizadores registados. Os cursos estão disponíveis em 23 línguas e separados por grandes temas, desde os alimentos aos negócios.

Duolingo não se debruça tanto sobre a gramática como outras ferramentas, mas os exercícios pequenos, com desenhos e jogos pontuados, ajudá-lo-ão a aprender rapidamente vocabulário e expressões úteis. Recorre também a uma taxa de fluência aproximada para acompanhar os progressos realizados, adaptando os exercícios ao utilizador. Mas o melhor é que é completamente gratuito.

Sugestão: Para quem gosta de Duolingo, Mindsnacks é ainda mais lúdico, com diversos jogos interessantes, muitos até gratuitos.

Memrise:

Memrise incide na aprendizagem de línguas em contexto real. Os cursos contêm milhares de vídeos de falantes nativos, ajudando a compreender sotaques autênticos e a língua tal como ela é realmente falada. O objetivo é a imersão na cultura local, dando ao utilizador a sensação de estar rodeado de falantes nativos. A aplicação Memrise dispõe de cursos gratuitos em diversas línguas. Contudo, a subscrição paga garante acesso a mais cursos e funcionalidades.

Busuu:

Busuu disponibiliza vários exercícios gratuitos e jogos divertidos, mas só com uma assinatura poderá aceder a funcionalidades como diálogos autênticos com falantes nativos. À semelhança de Duolingo, Busuu recorre a uma taxa de fluência incorporada para acompanhar os progressos realizados. Também pode incluir planos de estudo personalizados e reconhecimento de voz, com envio de feedback, para ajudar a praticar a oralidade. Se quiser aprender uma língua não europeia, Busuu pode ser uma boa opção. Apesar de ter apenas 12 línguas, estas incluem o árabe, o chinês e o japonês.

Drops e Scripts:

Se a prioridade for aprender vocabulário novo, experimente Drops. A aplicação combina elementos visuais e som para ajudar a aprender novas palavras rapidamente. A versão gratuita é limitada a cinco minutos de aprendizagem por dia e terá de encontrar outra forma de estudar a gramática e as estruturas, mas os exercícios pequenos são ideais para expandir rapidamente o vocabulário. Scripts é uma aplicação semelhante que incide na aprendizagem de línguas com um alfabeto diferente, por exemplo, o cirílico.

Tandem:

Se já tem alguns conhecimentos da língua e pretende praticar a oralidade, porque não tentar encontrar um parceiro? Tandem é a maior comunidade mundial de intercâmbio linguístico, com milhões de membros. A ideia é fazer uma parceria com um falante nativo de outra língua, para praticarem e entreajudarem-se na aprendizagem das respetivas línguas. Se não se importar de pagar um tutor profissional, Italki e Verbling propõem aulas individuais à distância, mas um parceiro Tandem sem custos poderá ser suficiente.

 

Ligações úteis:

Busuu

Drops

Duolingo

Mindsnacks

Italki

Memrise

Scripts

Tandem

Verbling

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasTendências de recrutamentoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.