
Estudar no estrangeiro... demonstra o seu dinamismo e desembaraço
Entrar no mercado de trabalho pode revelar-se complexo e qualquer coisa que o ajude a destacar-se dos restantes candidatos é uma mais-valia. Estudar no estrangeiro revela aos potenciais empregadores que o candidato teve o dinamismo e o desembaraço necessários para sair da sua zona de conforto e viver num país novo. Demonstra que o candidato tem experiência cultural, está dedicado à carreira que escolheu, é adaptável e está disposto a tirar partido das oportunidades que lhe são oferecidas.
Estudar no estrangeiro... garante ligações ao mundo
É provável que no seu curso tenha vários colegas naturais do país que escolheu, mas também colegas que se encontram na sua situação. Isto dá-lhe uma excelente oportunidade de criar amizades com pessoas de todo o mundo — ligações que podem manter-se durante a sua vida e carreira. Nunca se sabe quando poderá estar à procura de uma oportunidade de emprego num determinado país e lembrar-se do nome de um colega do seu curso que vive nesse país e que terá todo o gosto em ajudá-lo!
Estudar no estrangeiro... aumenta a sua independência e confiança
Sejamos sinceros: estudar no estrangeiro pode ser uma ideia assustadora até mesmo para as pessoas mais confiantes. Trocar a família, os amigos e tudo aquilo que se conhece por um mundo novo estranho requer coragem, mas também poderá aumentar a sua independência, determinação e autoconfiança. Todas estas competências ajudá-lo-ão a ser bem-sucedido durante o tempo passado no estrangeiro e, sobretudo no futuro, serão valorizadas pelas entidades empregadoras.
Estudar no estrangeiro... abre-lhe os olhos e a mente
Muitos de nós somos educados em ambientes um pouco limitados, com conjuntos de valores e crenças pré-estabelecidos. Isto significa que as nossas experiências e aquilo a que estamos expostos pode ser bastante limitado. Estudar no estrangeiro é uma excelente forma de ultrapassar isto e abrir os seus olhos e mente para tudo o que o mundo tem para oferecer. Explorar outra cultura proporcionar-lhe-á os benefícios e os desafios de conhecer um vasto conjunto de pessoas diferentes, todas elas com ideias, opiniões e perspetivas diferentes. Se conseguir aprender a comunicar de forma eficaz com todas as pessoas que o rodeiam e utilizar as diferenças de uma forma positiva, isso permitir-lhe-á fazer o mesmo no seu futuro trabalho.
Aí estão quatro motivos pelos quais estudar no estrangeiro pode ajudá-lo na carreira. Se está interessado em trabalhar no estrangeiro, consulte o nosso artigo mais recente Trabalhar no estrangeiro:quais são as vantagens para mim?
Artigo elaborado em parceria com o EURES, Portal Europeu da Mobilidade Profissional.
Informações adicionais
Encontrar um ConselheiroEURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços da EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 17 de janeiro de 2020
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasJuventude
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles