Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia26 fevereiro 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Quatro dicas para escrever um CV quando se tem pouca experiência

Quando se tem pouca experiência, pode ser difícil saber o que colocar no CV. Felizmente, a experiência não é tudo. Leia as nossas quatro melhores dicas para o ajudar a passar de um formulário de candidatura a uma entrevista!

Four tips for writing a CV when you have limited experience
EURES
  1. Indique competências em vez de funções desempenhadas

Depois de ter lido os requisitos da função a que se pretende candidatar, pense nas competências que já possui e que poderão ajudar no trabalho. Estas podem incluir competências que desenvolveu enquanto estudava ou quando tinha um trabalho a tempo parcial. Trabalhar com pares em projetos educativos envolve frequentemente trabalho de equipa, liderança e gestão de tempo e qualquer trabalho envolve geralmente organização (chegar a horas), responsabilidade e capacidade de comunicação. Pense nas competências que possui e naquelas que imagina serem necessárias no trabalho ao qual se está a candidatar. Incluir apenas as competências relevantes ajudará a que o seu CV pareça talhado para o trabalho.

  1. Inclua palavras-chave relevantes

A pessoa que irá analisar o seu CV estará à procura de certas palavras-chave. Não se trata apenas de qualificações e competências. Procurar-se-á também palavras como «alcançado», «motivado», «melhorado» e «iniciado». Se conseguir pensar num exemplo que demonstre que alcançou algo ou motivou alguém em qualquer tipo de atividade, adicione-o ao CV. Estas palavras destacar-se-ão e mostrarão ao empregador que é capaz de tomar iniciativa e encontrar soluções. Quando se tem pouca experiência, também é útil salientar que se tem vontade de aprender.

  1. Acrescente alguma personalidade

Os CV estão frequentemente repletos de factos, pelo que é importante mostrar também ao leitor quem é como pessoa. Procure ser criativo com o formato e explicar as suas características, para além das suas competências. Quaisquer lacunas que tenha em termos da experiência que o empregador procura poderão ser compensadas com personalidade! Mais do que qualificações, os recrutadores procuram candidatos que se enquadrem bem no ambiente de trabalho, pelo que mostrar quem é pode ser uma boa ajuda.

  1. Peça a alguém que o leia

É sempre boa prática pedir a alguém conhecido para verificar o seu trabalho, e isto é especialmente importante quando se trata de um CV. Até uma pequena gralha pode influenciar a decisão do empregador sobre a sua candidatura. Para além de verificarem a existência de erros, membros da família, amigos ou antigos colegas de trabalho podem ser capazes de sugerir competências ou experiências que se tenha esquecido de referir. Pedir conselhos e obter uma perspetiva diferente sobre o CV pode ser muito importante, e acrescentar uma experiência esquecida pode melhorar as suas hipóteses de obter o emprego.

Em vez de chamar a atenção para a sua experiência limitada, mostrar às pessoas o que sabe fazer e quem é acabará por ajudar o seu CV a atrair mais atenção. Assim, pondere a inclusão de competências relevantes, usando as palavras certas, acrescentando alguma personalidade e obtendo uma segunda opinião.

O Europass é uma ferramenta online gratuita que pode ajudá-lo a elaborar um CV eficaz. Se está interessado em trabalhar no estrangeiro, um Conselheiro EURES poderá também ajudá-lo a melhorar e adaptar o seu CV. Saiba mais aqui. Boa sorte na sua procura de emprego!

Em parceria com a EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

Microsoft Word

Europass

EURES Notícias

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Tópicos
Caixa de ferramentas da UE para mobilidadeSugestões e DicasJuventude
Seções relacionadas
Aprendizagem
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.