Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia3 dezembro 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Cinco aspetos que os trabalhadores devem ter em conta quando mudarem para o teletrabalho

Muitos de nós ficaram em teletrabalho durante a pandemia, uma medida temporária, mas que deverá tornar-se cada vez mais normal. Leia os nossos cinco principais conselhos sobre os aspetos a considerar quando mudar para o teletrabalho.

Five things for employees to consider when switching to remote working
EURES

​​​​​​​1. Tenho o equipamento e o espaço adequados?

O mais importante é saber se tem tudo o que precisa para fazer o seu trabalho de forma eficaz. Não estamos a falar apenas de um computador e de uma cadeira de secretária. Provavelmente também vai precisar de Internet de alta velocidade e de um espaço onde possa trabalhar em sossego. Um bom ambiente de trabalho, em termos de temperatura, iluminação e ventilação, pode melhorar a concentração e minimizar as distrações. Tente utilizar uma divisão com luz natural vinda de uma janela e uma porta que separe o seu local de trabalho do resto da casa.

2. O meu horário de trabalho continuará igual?

Em muitos casos, o teletrabalho é acompanhado de políticas flexíveis, permitindo equilibrar o trabalho com outras obrigações, como, por exemplo, os filhos. Reflita sobre a sua situação específica. Apesar da flexibilidade que possa ganhar, é provável que uma rotina diária regular aumente a concentração e a produtividade. Por exemplo, fazer um esforço para começar a trabalhar todos os dias à mesma hora poderá favorecer os seus padrões de sono e dar estrutura à semana de trabalho.

3. Como posso garantir que deixo de trabalhar no final do dia?

Um dos aspetos mais difíceis do teletrabalho pode ser, frequentemente, desligar o computador no final do dia. Muitos trabalhadores constataram que são tentados a trabalhar mais do que o horário normal, mas há alguns truques para não trabalhar em excesso. Os peritos sugerem que instale o equipamento de trabalho numa divisão distinta, de modo a poder fechar a porta do escritório quando desliga o computador e, assim, separar o trabalho da vida familiar.

4. Como posso manter contacto com os meus colegas?

Trabalhar à distância significa que deixará de passar pelos seus colegas nos corredores, mas há outras formas de socializar. Poderá usar plataformas como Zoom e Microsoft Teams para pausas virtuais para café, tal como se faz para reuniões e conferências profissionais. A fim de manter a comunicação com os seus pares, pondere agendar um encontro semanal ou quinzenal para pôr a conversa em dia. Essas reuniões ajudá-lo-ão a manter os laços e a evitar a sensação de isolamento.

5. Estou a par das políticas de trabalho à distância da minha empresa?

Apesar de a maioria das empresas ter adotado o teletrabalho durante a pandemia de COVID-19, e continuar a fazê-lo, muitas têm políticas diferentes nesta área, dado que, em grande medida, é algo novo. Certifique-se de que conhece as regras no seu trabalho ou pergunte se não sabe bem onde as encontrar. Estas podem abranger aspetos como o horário de trabalho, o equipamento disponível e a segurança da Internet.

Para mais informações sobre o trabalho à distância, leia o nosso artigo sobre cinco dicas para começar um novo trabalho à distância.

 

Ligações úteis

Zoom

Microsoft Teams

Cinco dicas para começar um novo trabalho à distância

Conselhos práticos para tornar o teletrabalho em casa tão saudável, seguro e eficaz quanto possível (EU-OSHA)

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.