Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia3 de dezembro de 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

Cinco aspetos que os trabalhadores devem ter em conta quando mudarem para o teletrabalho

Muitos de nós ficaram em teletrabalho durante a pandemia, uma medida temporária, mas que deverá tornar-se cada vez mais normal. Leia os nossos cinco principais conselhos sobre os aspetos a considerar quando mudar para o teletrabalho.

Five things for employees to consider when switching to remote working
EURES

​​​​​​​1. Tenho o equipamento e o espaço adequados?

O mais importante é saber se tem tudo o que precisa para fazer o seu trabalho de forma eficaz. Não estamos a falar apenas de um computador e de uma cadeira de secretária. Provavelmente também vai precisar de Internet de alta velocidade e de um espaço onde possa trabalhar em sossego. Um bom ambiente de trabalho, em termos de temperatura, iluminação e ventilação, pode melhorar a concentração e minimizar as distrações. Tente utilizar uma divisão com luz natural vinda de uma janela e uma porta que separe o seu local de trabalho do resto da casa.

2. O meu horário de trabalho continuará igual?

Em muitos casos, o teletrabalho é acompanhado de políticas flexíveis, permitindo equilibrar o trabalho com outras obrigações, como, por exemplo, os filhos. Reflita sobre a sua situação específica. Apesar da flexibilidade que possa ganhar, é provável que uma rotina diária regular aumente a concentração e a produtividade. Por exemplo, fazer um esforço para começar a trabalhar todos os dias à mesma hora poderá favorecer os seus padrões de sono e dar estrutura à semana de trabalho.

3. Como posso garantir que deixo de trabalhar no final do dia?

Um dos aspetos mais difíceis do teletrabalho pode ser, frequentemente, desligar o computador no final do dia. Muitos trabalhadores constataram que são tentados a trabalhar mais do que o horário normal, mas há alguns truques para não trabalhar em excesso. Os peritos sugerem que instale o equipamento de trabalho numa divisão distinta, de modo a poder fechar a porta do escritório quando desliga o computador e, assim, separar o trabalho da vida familiar.

4. Como posso manter contacto com os meus colegas?

Trabalhar à distância significa que deixará de passar pelos seus colegas nos corredores, mas há outras formas de socializar. Poderá usar plataformas como Zoom e Microsoft Teams para pausas virtuais para café, tal como se faz para reuniões e conferências profissionais. A fim de manter a comunicação com os seus pares, pondere agendar um encontro semanal ou quinzenal para pôr a conversa em dia. Essas reuniões ajudá-lo-ão a manter os laços e a evitar a sensação de isolamento.

5. Estou a par das políticas de trabalho à distância da minha empresa?

Apesar de a maioria das empresas ter adotado o teletrabalho durante a pandemia de COVID-19, e continuar a fazê-lo, muitas têm políticas diferentes nesta área, dado que, em grande medida, é algo novo. Certifique-se de que conhece as regras no seu trabalho ou pergunte se não sabe bem onde as encontrar. Estas podem abranger aspetos como o horário de trabalho, o equipamento disponível e a segurança da Internet.

Para mais informações sobre o trabalho à distância, leia o nosso artigo sobre cinco dicas para começar um novo trabalho à distância.

 

Ligações úteis

Zoom

Microsoft Teams

Cinco dicas para começar um novo trabalho à distância

Conselhos práticos para tornar o teletrabalho em casa tão saudável, seguro e eficaz quanto possível (EU-OSHA)

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.